Alunos baianos mostram resultados do TJC no estado
20 de abril de 2007

Encontro Nacional tem continuidade amanhã, 20 de abril, em Salvador, onde serão traçadas metas para 2007. 

A segunda parte do Encontro Nacional do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania", na tarde de hoje, 19 de abril, foi marcada por muita emoção, retratada nas apresentações dos alunos  dos colégios estaduais Hamilton Lopes e Raphael Serravalle, onde o Programa foi implantado pela Amatra 5, no ano passado, em Salvador - BA.

Durante toda a tarde, os alunos apresentaram aos juízes os trabalhos realizados com os temas do Direito do Trabalho. Foram músicas, jograis, dramatizações e peças de cordel, abordando questões ligadas ao mundo do trabalho, incluindo os direitos previstos Cartilha do Trabalhador. 

As apresentações emocionaram os juízes. "Quero agradecer emocionadamente o trabalho de professores e alunos, nesta beleza de festa cívica, que representa a expressão da consciência e da cidadania. Essa parceria entre Justiça e Educação contribui de forma decisiva para a construção do nosso país", afirmou a juíza Eliete Teles, membro da Comissão Nacional do programa. 

Os educadores dos dois colégios agradeceram a iniciativa da Anamatra, juntamente com a Amatra 5 e a Secretaria de Educação do estado. "Agora somos também multiplicadores desse instrumento de informação e conscientização dos direitos e deveres dos trabalhadores no Programa, que é Cartilha do Trabalhador. Precisamos conhecer os nossos direitos para poder exigir o cumprimento dessas conquistas que os trabalhadores alcançaram com muita luta ao longo da história", afirmou a professora, Telma Honorato, do Colégio Hamilton Lopes.

O resultado do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" pode ser facilmente verificado em exemplos como o de Jane Salles, aluna do curso secundário, que voltou à sala de aula, após mais de 10 anos sem estudar. "Nunca é tarde para recomeçar. Agradeço tudo o que consegui aqui no colégio. Além de estudante, sou também trabalhadora e graças ao TJC hoje conheço os meus direitos", afirmou.

O encontro terá continuidade nesta sexta-feira, dia 20 de abril, com a discussão de metas para o ano e uma visita ao Projeto Axé, no Pelourinho.



"Eu li na cartilha, eu li na cartilha

Cartilha do trabalhador

Que todos têm direito 

A trabalho, justiça e cidadania.

(...)

Trabalho escravo, trabalho infantil

Ainda existem aqui no Brasil

Denuncie "vamo" acabar

Denuncie não deixe

Passar, passar, passar, passar, passar, passar

Temos que abominar"



(Trecho do cordel, composto por alunos de Geografia do colégio Hamilton Lopes)


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital