Alunos mostram o que aprenderam com o TJC em Feira de Santana
10 de junho de 2014
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Feira de Santana fechou com chave de ouro os trabalhos na última sexta-feira, dia 6 de junho, na Fundação Senhor dos Passos. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito José Ronaldo, alunos de cinco escolas da rede pública de ensino apresentaram trabalhos feitos a partir dos conteúdos transmitidos em sala de aula sobre o TJC.

Participaram da mesa de abertura, além do prefeito, a juíza do Trabalho Dorotéia Silva de Azevedo Mota, coordenadora do TJC na Bahia e titular da 1ª Vara de Feira de Santana; a juíza Rosemeire Fernandes, titular de Itapetinga e representante nacional do TJC; a secretária de Educação municipal, Jaiana Bastos; e Maurício Brito, promotor do Ministério Público do Trabalho. A juíza Mônica Sapucaia e advogados da cidade também participaram da solenidade.

Quem abriu o evento foram alunos da Escola Ana Brandoa, que apresentaram o tema “Direitos e Deveres do Trabalhador na Copa”. Um dos refrões da música arrancou aplausos do público: “A exploração infantil um dia vai acabar/Gol para a escola e a educação”.

Depois o prefeito (foto) contou várias histórias de superaração de crianças que conheceu pela vida. Ele próprio começou a trabalhar com 12 anos. “Hoje, graças a essa bela iniciativa dos juízes do Trabalho, essa realidade está mudando”, disse o prefeito.

Já a juíza Dorotéia Azevedo agradeceu o apoio da prefeitura e da Secretaria de Educação para o sucesso do TJC em Feira. “Graças ao engajamento dos professores e alunos teremos cidadãos mais preparados para enfrentar a vida”, disse.

A juíza Rosemeire lembrou que o TJC permite que os juízes enxerguem além do que está nos processos, que saiam dos gabinetes para vivenciar a realidade.

Ao final, o chefe da divisão de Ensino Fundamental de Feira de Santana, professor Gilvan Torres Filho, prestou uma homenagem às juízas Dorotéia Azevedo, Rosemeire Fernandes, e Mônica Sapucaia, oferecendo flores e uma placa pelo apoio da Amatra5 e TJC.

Aula de cidadania

Para a professora e diretora do Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Falcão de Amorim, Marta da Graça Lima, o TJC foi muito feliz ao levar esses conteúdos sobre cidadania e direitos dos trabalhadores para as escolas. “Eu já percebo a mudança nos alunos, que reivindicam seus direitos de forma mais consistente e fundamentada”, disse a diretora.

O estudante Varlei Marques, de 13 anos, da Escola Clóvis Ramos, destacou a importância do TJC na consciência crítica dos alunos. “Aprendi que lugar de criança é na escola e não trabalhando”, disse.  

Varlei assistiu os colegas e vibrou com as apresentações, que incluiu uma paródia com a música “Lepo Lepo”, um jogral e uma peça retratando uma situação de exploração infantil. Ao final, uma fanfarra fez todo mundo dançar, encerrando a festa com muita alegria.  

MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital