Amatra 5 firma convênio para programa "Trabalho, Justiça e Cidadania"
19 de outubro de 2006


A implantação do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" nas escolas públicas de Salvador será formalizada no próximo dia 10 de novembro, às 11 horas, com a assinatura de convênio entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), responsável pelo projeto, e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Faculdade Ruy Barbosa e a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), parceiros do programa.



A solenidade, a ser realizada no auditório do Fórum Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, contará com a presença da secretária estadual de Educação, Anaci Paim, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Roberto Pessoa, do diretor-geral da Faculdade Ruy Barbosa, Antonio de Pádua Carneiro, do presidente da Abat, Antonio Menezes do Nascimento Filho, entre outras autoridades. Durante o evento, haverá palestra da presidente do Instituto Educativo e Cultural Araketu, Vera Lúcia Lacerda da Silva, sobre Responsabilidade Social.



O programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" tem como objetivo a divulgação dos direitos do trabalhador junto a professores e estudantes de escolas públicas e privadas, contribuindo para aproximar a Justiça da população e para que o cidadão exerça os seus direitos. O projeto está sendo implantado nos colégios estaduais Hamilton Lopes, na Calçada, e Rafael Serravale, na Pituba, atingindo cerca de 2.200 estudantes nas duas instituições.



Na primeira fase, realizada entre julho e setembro, os professores dos dois colégios receberam informações sobre direitos do trabalhador, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os Direitos do Consumidor. Agora, as informações estão sendo repassadas para os estudantes dentro das aulas de português, matemática, história, geografia e física. Para tanto, os professores estão utilizando a Cartilha do Trabalhador, que explica os principais direitos previstos na legislação trabalhista.



Os estudantes estão preparando uma série de trabalhos com base no conteúdo da cartilha, como redações, poesias, peças teatrais, apresentações musicais e jogos, que serão apresentados no dia 30 de novembro, nas chamadas "culminâncias", que vão reunir juízes, advogados, professores e estudantes dos dois colégios. Serão realizadas também visitas ao Fórum do Trabalho, para que eles possam conhecer de perto o funcionamento da Justiça.



A juíza Soraya Gesteira, coordenadora do programa, está entusiasmada com o envolvimento dos magistrados do trabalho, assim como dos diretores e professores das duas instituições, na implantação do projeto. "Com a colaboração de todos, com certeza, vamos atingir os objetivos do programa, que são contribuir para que o cidadão exerça os seus direitos e aproximar o Judiciário da sociedade", afirma a juíza.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital