Amatra 5 implantará programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" na Bahia
19 de setembro de 2005


A Amatra 5 vai implantar na Bahia o programa "Trabalho, Justiça e Cidadania", criado pela Associaçao Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) para promover a divulgaçao dos direitos dos trabalhadores, de noçoes de ética e de cidadania, contribuindo para a conscientizaçao dos cidadaos e para a democratizaçao do acesso r Justiça.



O programa resultou da constataçao de que os brasileiros tem pouco conhecimento sobre os direitos básicos garantidos pela Constituiçao, os direitos dos trabalhadores e dos meios de acesso r Justiça. Ao mesmo tempo, constatou-se a necessidade de maior aproximaçao entre o Poder Judiciário e a sociedade com a efetiva participaçao dos juízes nesse processo de democratizaçao.



Em funçao dessa realidade, a Anamatra elaborou a Cartilha do Trabalhador em quadrinhos, em linguagem simples e atrativa, para difundir informaçoes básicas e claras sobre Direito do Trabalho e o funcionamento da Justiça do Trabalho junto aos estudantes e trabalhadores. Agora, as Amatras estao trabalhando para implantar o programa em seus estados, em especial nas escolas de ensino fundamental e médio, nas escolas de jovens e adultos, cursos técnicos e profissionalizantes, além de sindicatos e associaçoes.



A comissao criada pela Amatra 5 para montar o programa na Bahia, formada pelos juízes Soraya Gesteira (presidente), Rose Fernandes, Agenor Calazans, Adriana Nico, Maria Adna Aguiar, Manuela Hermes, Milton Deiró e Nélia Neves, já começou a trabalhar.



Na primeira reuniao, ficou decidido que a Amatra 5 entrará em contato com faculdades de Direito e núcleos de assistencia jurídica da Bahia com vistas r formaçao de parcerias necessárias r viabilizaçao do programa.



Segundo a juíza Rose Fernandes, a idéia é trabalhar em conjunto com essas instituiçoes, promovendo palestras, cursos e distribuiçao de cartilhas, conscientizando estudantes e trabalhadores sobre os direitos do cidadao. "Vamos buscar parcerias com entidades que já tenham vivencia junto rs escolas e r comunidade, o que facilitará a implantaçao do programa", explica a juíza.



A próxima reuniao da comissao está marcada para o dia 30 de setembro, rs 14 horas, na sede da Amatra 5.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital