Amatra5 cobra mais segurança para o Fórum do Comércio
09 de julho de 2014
O Vice-Presidente da Amatra5 e Presidente em exercício, juiz George Almeida, participou nesta terça-feira, dia 8, de uma reunião na Presidência do TRT5 para tratar da segurança no prédio do Fórum do Comércio. O encontro aconteceu devido à preocupação dos magistrados com o episódio ocorrido na última sexta-feira (dia 4), dentro do Fórum, quando houve a explosão de um artefato identificado como “bomba junina”, sem vítimas.

Participaram o Presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira (em gozo de férias); a Vice-Presidente, desembargadora Nélia Neves, no exercício da Presidência; o desembargador Renato Simões, diretor tesoureiro da Amatra5; a diretora do Fórum do Comércio, juíza Angélica Ferreira; o juiz auxiliar Gilmar Carneiro, além do diretor-geral Tarcísio Filgueiras e o diretor da Coordenadoria de Segurança, José Rivas.

A explosão do artefato gerou um ofício encaminhado pela Amatra5 à Direção do Fórum Juiz Antônio Carlos Oliveira, solicitando providências imediatas da Presidência do TRT5. “Ainda que o fato em si não tenha gerado danos pessoais e materiais de significativa monta, mostra a grave falta de mecanismos básicos de segurança, como o circuito interno de monitoramento”, destacou o juiz George Almeida.

A pretensão da Amatra5, prossegue o juiz, é de contar com dois agentes por andar no Fórum do Comércio e de melhorar o contingente em todos os fóruns, sem exceção. O assunto foi objeto de deliberação em AGE e requerimento ao TRT5, que indeferiu o pleito monocraticamente e, também, em grau de recurso, examinado pelo Órgão Especial. “Cobramos urgência na implantação de um sistema de monitoramento eficiente, com uma central, pessoas preparadas e de prontidão. Isso é imprescindível”, destaca.

O Presidente em exercício da Amatra5 diz ainda que existe a preocupação da associação com a segurança das pessoas que trabalham e transitam nas dependências do Fórum, especialmente diante da informação de que as câmeras existentes não funcionam a contento.

Requerimento da Amatra5

Durante a reunião, o Presidente do TRT5 recebeu dos representantes da Amatra5 um requerimento de providências para dotar as instalações dos fóruns trabalhistas de equipamentos de monitoramento eletrônico mais eficazes para inibir atos semelhantes.

O Presidente informou aos dirigentes da Amatra5 sobre as medidas que já vêm sendo adotadas envolvendo as questões de segurança do Tribunal, em especial a deflagração de processo licitatório para reformulação do sistema de monitoramento do Fórum do Comércio e de outros prédios, sem excluir a realização de estudos técnicos para a adequação do referido sistema às disposições da Resolução Nº 176 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Presidente em exercício, Desembargadora Nélia Neves, está acompanhando o trabalho da Polícia Federal que investiga o fato ocorrido dia 4 e, em breve, será divulgado o resultado da perícia.

 

Com informações da Ascom do TRT5
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital