Anamatra e ANPT protestam contra mudanças na lei das microempresas
09 de fevereiro de 2006


Entidades são pela supressão dos artigos que prejudicam o trabalhador



A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) lançaram nesta quinta (09/02) uma nota pública contra propostas que prejudicam o trabalhador no Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o tratamento fiscal e trabalhista diferenciado a pequenas e microempresas.



As duas entidades discordam da previsão de redução do depósito do FGTS para até meio ponto percentual, se o empregado concordar, afirmando que tal acordo entre as partes fará desaparecer qualquer indenização ao trabalhador em caso de demissão imotivada, uma vez que a multa de 40% sobre o depósito é o único mecanismo existente. "Se este último é reduzido a meio ponto percentual por mês, é fácil concluir que, em caso de despedida arbitrária, esvaziar-se-á a norma constitucional", diz o manifesto.



Os presidentes das duas entidades, José Nilton Pandelot, pela Anamatra, e Sebastião Vieira Caixeta, pela ANPT, manifestaram preocupação, também, com a equiparação do crédito trabalhista aos demais créditos no âmbito do processo de recuperação judicial de pequenas empresas, bem como com a proposta de limitação da responsabilidade do empresário quanto às dívidas contraídas no exercício de sua atividade, inclusive as trabalhistas.



Por fim, as duas entidades manifestam inconformismo quanto à sugestão de dar eficácia plena aos acordos realizados no âmbito das Comissões de Conciliação Prévia, "especialmente porque já existe legislação específicas sobre o tema (art. 625-E da CLT, parágrafo único) que salvaguarda as parcelas expressamente ressalvadas no acordo, garantindo ao trabalhador o direito de discuti-las em juízo".



Leia, abaixo, a íntegra da nota



NOTA PÚBLICA



A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO (ANAMATRA) e a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES DO TRABALHO (ANPT), tendo em vista o Projeto de Lei Complementar n° 123/2004, ora em discussão na Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o tratamento fiscal e trabalhista diferenciado a pequenas e microempresas, vêm a público se manifestar nos seguintes termos:



1.É indiscutível que o país carece de um processo de simplificação e desburocratização dos pequenos negócios. Porém, entendemos que tal processo deve repousar substancialmente na redução da tributação e das formalidades, porquanto não se pode equiparar os empreendimentos de porte reduzido às grandes corporações.



2. O projeto em debate, em relação ao tratamento diferenciado sugerido para a área trabalhista, tem o mérito de simplificar o regime de registros de empregados, assim como o de reduzir encargos sobre a folha de salários, como contribuições a terceiros. De igual modo, é louvável a proposta de tornar a fiscalização do trabalho mais pedagógica em relação a micro e pequenos empregadores, mormente quando sabemos a forte ausência de informações sobre a legislação do trabalho nesse setor.



3.Todavia, causa-nos relevante preocupação alguns dos aspectos do projeto, especialmente porque põem em xeque a necessária isonomia quanto a direitos trabalhistas, bem assim fragilizam os instrumentos garantidores do crédito devido aos trabalhadores:



4. A previsão de redução do depósito do FGTS para até meio ponto percentual, se houver a concordância do empregado, é um ponto a merecer profunda reflexão. O dispositivo estabelece uma clara discriminação entre os trabalhadores e praticamente faz desaparecer qualquer mecanismo de indenização do trabalhador em caso de despedida imotivada, porquanto, nos termos do art. 7°, I da CF c/c art. 10, I do ADCT, a única indenização hoje prevista é a correspondente a 40% sobre os depósitos do FGTS. Se este último é reduzido a meio ponto percentual por mês, é fácil concluir que, em caso de despedida arbitrária, esvaziar-se-á a norma constitucional.



5.Também é preocupante equiparação do crédito trabalhista, que é um crédito de natureza alimentar, aos demais créditos no âmbito do processo de recuperação judicial de pequenas empresas. No mesmo diapasão, causa-nos espécie a proposta de limitação da responsabilidade do empresário quando às dívidas contraídas no exercício de sua atividade, inclusive as trabalhistas, notadamente quando sabemos que quase nunca o capital social registrado é equivalente ao montante do negócio, aspecto que tem o potencial de causar grandes embaraços à execução dos processos trabalhistas, calcanhar de Aquiles da Justiça do Trabalho.



6.Por fim, manifestamos inconformismo quanto à sugestão de dar eficácia plena aos acordos realizados no âmbito das Comissões de Conciliação Prévia, especialmente porque já existe legislação específica sobre o tema (art. 625-E da CLT, parágrafo único) que salvaguarda as parcelas expressamente ressalvadas no acordo, garantido ao trabalhador o direito de discuti-las em Juízo.



7.Merecem, assim, nosso integral apoio as emendas supressivas, modificativas e aditivas apresentadas pela ilustre Deputada Dra. Clair em relação aos mencionados temas, eis que melhor atendem aos princípios fundamentais e sociais mais elevados da República.



8. Expressamos, por fim, nossa confiança que o Plenário da Câmara dos Deputados adotará as modificações necessárias ao aprimoramento do projeto.



Brasília, DF, 8 de fevereiro de 2006.



JOSÉ NILTON PANDELOT

Presidente da ANAMATRA



SEBASTIÃO VIEIRA CAIXEITA

Presidente da ANPT



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital