Centro de Conciliação é apresentado a advogados trabalhistas
11 de maio de 2018
O Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho (Cejusc), que será inaugurado no próximo dia 21, foi apresentado aos advogados trabalhistas nesta quinta-feira, dia 10, pela juíza auxiliar da Presidência, Dorotéia de Azevedo, no auditório do Fórum do Comércio. Ela tirou dúvidas e respondeu a questionamentos sobre o funcionamento do novo serviço.

A magistrada explicou que o Cejusc vai realizar audiências inaugurais e em fase de execução dos processos trabalhistas de Salvador com tentativas de conciliação. Havendo acordo, o processo será encaminhado para o cumprimento na secretaria da Vara. Quando não houver conciliação, o processo será encaminhado à Vara do Trabalho para a realização da audiência de instrução. 

Explicou que os mediadores (servidores do TRT5 treinados para tal função) não irão julgar, mas tentar um acordo entre as partes, sempre sob a supervisão de um magistrado. O projeto piloto será implantado inicialmente em cinco Varas da capital e posteriormente se estenderá para as demais, até o final do ano. 

A presidente da Amatra5, Angélica Ferreira, fez um breve pronunciamento, destacando que os magistrados participam das discussões sobre a implantação do Cejusc desde o início. Ressaltou, por exemplo, a autonomia do magistrado fazer a escolha do processo que vai para a mediação, uma conquista dos juízes. 

Lembrou que em alguns Tribunais a implantação do Cejusc tem gerado muitas dúvidas, por isso a Anamatra realizará, dia 21 de junho, uma Jornada de Prerrogativas sobre esse assunto, que terá representação da Amatra5.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital