Conhecimento e homenagens marcam o Almoço Cultural
25 de novembro de 2011


Em clima de descontração e congraçamento foi realizado na sexta-feira ( 25) o “Almoço Cultural “ da AMTRA 5. O evento teve início com um almoço de confraternização que contou com a presença de cerca de 70 associados. Em seguida, os magistrados assistiram a uma palestra sobre Processo Judicial Eletrônico proferida pelo Dr. Otávio Pinto e Silva, professor e coordenador do Departamento do Direito do Trabalho da USP.   



Segundo a presidente da AMATRA 5, Dra. Ana Cláudia Scavuzzi, a escolha do palestrante pelas colegas de diretoria, Angélica Ferreira e Andrea Presas, foi muito acertada. “O Processo eletrônico chegou para ficar e nada melhor para encarar esse desafio e buscar conhecimento com um especialista no assunto”, declarou.



Na opinião do Dr. Otávio Pinto,  o Processo Judicial  é uma conseqüência natural das inovações tecnológicas.” Estamos diante de funcionalidades da informática que irão facilitar os juízes no momento de preparação e formulação da sua decisão”, alertou o especialista. Ele afirmou ainda que o momento é  de transição, e que precisará ainda de muito tempo para que tudo esteja centralizado num sistema único.  O desafio agora é fazer cumprir uma das metas do CNJ para 2012, que é a capacitação de servidores e juízes do Trabalho. “Vejo isso como uma grande mudança cultural que irá repercutir no próprio ritmo das audiências. É realmente um grande desafio para todos nós e um tema que necessita de momentos de reflexão como esse”, finalizou o professor.



Meio Ambiente



Outra palestra bastante concorrida  foi  realizada em parceria com a Escola Judicial e teve como palestrante o Ministro do TST, Augusto César Leite de Carvalho. Ele falou sobre “ Direto Ambiental e Ações Coletivas”.  O tema bastante polêmico exige, a cada dia, mais aprofundamento por parte dos magistrados, uma vez que cresce no país demandas sobre o assunto. Segundo ele, a questão é muito complexa, pois  condições  dignas de trabalho é direito fundamental de qualquer trabalhador e deveria  ter uma reação imediata dos Governos, o que não acontece, por isso a eficácia da tutela coletiva é maior que a eficácia da tutela individual.  “ Se os sindicatos e o Ministério Público não entram com uma ação, ninguém vai entrar”, ressaltou o Ministro.



Homenagens



Apesar de muito conhecimento, a tarde foi marcada por homenagens, com a entrega das medalhas de Honra ao Mérito da AMATRA 2011. Com discursos emocionados os três homenageados: Dr. Arnóbio, Dra. Angélica Ferreira e Gal, supervisora da Associação, agradeceram a merecida homenagem. Com conhecimento, integração e congraçamento o evento terminou com um descontraído “happy hour”, com direito a música e poesia revelando o lado artístico dos magistrados da  AMATRA 5.



Confira abaixo, o discurso da presidente da Amatra, Ana Claudia Scavuzzi.



 



"Colegas,



É com muita honra que a Diretoria da Amatra 5 realiza mais uma cerimônia de entrega das medalhas de mérito Judiciário Trabalhista prevista no nosso Estatuto.



A medalha é outorgada anualmente a dois Juízes do Trabalho da quinta região, por deliberação da Assembleia Geral, e mais uma para quem tenha contribuído, de forma relevante, para a Justiça do Trabalho ou para a nossa associação.



Ou seja, são colegas e pessoas que escolhemos através do voto, forma mais legitima de expressar a vontade da maioria.



Foram escolhidos para receber tal honraria os colegas  Angélica e Arnóbio e a nossa competente, eficiente e amiga de todos – Gal – como ela gosta de ser chamada!!!



Angélica – Como todos nós conhecemos, apesar do nome e do jeito de anjo, é um colega aguerrida e firme. Como assessora da presidência, soube ouvir os anseios da primeira instância e lutou por eles na gestão passada. Algumas conquistas efetivas somente foram concretizadas graças ao seu empenho.



O seu destacado trabalho é reconhecido por todos, tanto que permanecerá no cargo na nova gestão.



A indicação da eficiente colega como assessora da presidência é um marco importante e uma conquista de toda a magistratura, pois concretiza a participação efetiva do juiz e da primeira instância na administração do nosso tribunal, o que faz dela muito mais democrática e justa.



Nosso muito obrigado a você, Gel.



Arnóbio – O verdadeiro reflexo do espírito associativo. O fato de estar aposentado não é desculpa para deixar participar com entusiasmo de tudo o que é realizado pela nossa Amatra 5, seja festa, almoços semanais, jogos nacionais, encontros culturais ou assembleias. Nos últimos jogos, ganhou a medalha de “atleta da melhor idade,” embora tive saúde e disposição para medalha de ouro na modalidade “caminhada.”  Sempre tem uma palavra de incentivo e de carinho para todos. Fala lindamente sobre a importância do movimento associativo e costuma dizer: “vocês não sabem o que era ser juiz antes da Anamatra e da Amatra. Nós éramos órfãos, sozinhos...Era uma coisa horrível.”



Querido Arnóbio, que cada um de nós se inspire na sua força inesgotável, vontade de viver,  saúde e disposição!!



Gal – Como todos sabemos, é muito mais do que uma eficiente, competente e dedicada empregada. Ela é nossa parceira, nosso apoio, nosso esteio. Quem nunca a procurou para resolver algum problema e ela respondeu prontamente  “pode deixar comigo, fique tranquilo”. E como gosto de ouvir essa frase! Gal consegue nos acalmar, pois qualquer problema parece pequeno diante do seu empenho. Muitas vezes lembra de detalhes que até nos surpreende. É uma admistradora das nossas finanças, que causaria espanto a qualquer economista.



 Você Gal, com o seu jeito de ser e de se dedicar a todos, sem distinção, já marcou para sempre a história da nossa associação. Nosso muito obrigado!!!! Esperamos que você seja sempre a nossa Gal".



Fonte: ASCOM AMATRA5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital