Criada a Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho.
02 de outubro de 2006


Com a presença de cerca de magistrados trabalhistas de cinco países - Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba e Uruguai - foi criada no dia 28 de setembro a Associação Latino-Americana da Juízes do Trabalho (ALJT). Em uma assembléia convocada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidade que congrega dos juízes trabalhistas brasileiros, foram aprovados os fundamentos e o estatuto.



"Esse é o marco formal da aglutinação da magistratura trabalhista latino-americana, que passa a ter um organismo supranacional de defesa da independência judicial e do Direito do Trabalho", afirmou José Nilton Pandelot, presidente da Anamatra.



Os fundamentos da nova entidade, aprovados por aclamação, afirmam:



"A construção de um novo modelo de magistratura constitui um grande desafio. Demanda determinação, coragem e desprendimento. Para ser democrática e independente, a magistratura precisa ser transparente nas suas ações, lutar pela ampliação do acesso à Justiça, melhorar a qualidade do seu serviço, ser confiável, lutar contra o corporativismo e o nepotismo, abandonar práticas vetustas e, principalmente, assegurar a plena independência judicial. Particularmente, os juízes do trabalho precisam atuar no sentido da preservação da tutela estatal ao trabalhador hipossuficiente, opondo-se, firmemente, à desregulamentação, à flexibilização, à precarização do trabalho."



Também por aclamação, foi aprovada a proposta feita pelo presidente da Anamatra de criação da entidade e foi eleita a primeira diretoria. Os brasileiros Grijalbo Fernandes Coutinho e Hugo Cavalcanti Mello Filho serão presidente e secretário-geral, respectivamente:



Presidente: Grijalbo Fernandes Coutinho, do Brasil

Vice-Presidente: para o Cone Sul: Mário Helfman, da Argentina

Vice-Presidente: para os países Andinos: Ivan Campero Villalba, da Bolívia

Vice-Presidente: para a América Central e Caribe: Antonio Raudilio Martín Sanchez, de Cuba

Secretário-Geral: da Organização e Finanças: Hugo Cavalcanti Melo Filho, Brasil

Diretor de Valorização e Prerrogativas dos Juízes do Trabalho: Júlia Myriam Odella Feijó, do Uruguai



O representante argentino, eleito vice-presidente, Mário Helfman, fez questão de exaltar a importância da criação da Associação. "Como o exemplo da Anamatra, de militância na defesa simultânea dos direitos dos trabalhadores e das prerrogativas fundamentais dos magistrados que os defendem, vejo projetada a imagem da América Latina para o futuro, para o desenvolvimento e para o progresso", enfatizou. .



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital