Emoção e alegria ao entardecer
18 de outubro de 2015
Diversas manifestações artísticas, como música, escultura e fotografia, deram o tom do Entardecer Cultural nesta sexta-feira, 16, no Hotel Vila Galé, em Ondina. Foi uma cerimônia marcada pela emoção, com manifestações de carinho, reconhecimento e muita alegria. O evento, promovido pela Amatra5, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, homenageou os juízes Andréa Presas e George Almeida com a Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário, eleitos democraticamente pelos próprios colegas pelos serviços prestados à magistratura trabalhista. O advogado Ivan Bastos, do escritório Gabino Kruschewsky, também foi homenageado, assim como o servidor aposentado do TRT5, Armando Damit.

O evento começou com algumas pérolas da música, como “As Bachianas”, de Villa Lobos; “Ária de 4 cordas”, de Bach e “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel, todas executadas pela Camerata Quadro Solar, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), formada pelos músicos Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino) e Cândida Lobão (violoncelo). Para que as pessoas entrassem no clima, antes de cada canção, Cândida Lobão contava um pouco a história de cada música. Ao final, o público pediu bis, no que foram prontamente atendidos pelo trio de músicos.

Na sequência, foi composta a mesa do evento, com a presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes; a diretora de Aposentados e ex-presidente do TRT5 e Amatra5, desembargadora Marama Carneiro; e o Ministro aposentado do TST, Horácio Pires.  O evento contou ainda com a presença de Verônica Costa, representante da Caixa Econômica Federal.

Em seu discurso de abertura, a presidente da Amatra5 começou lembrando a tradução da palavra celebrar, que significa, entre outras coisas, comemorar com solenidade, festejar, enaltecer, louvar. Todos os sentidos da palavra remetem à cerimônia que destacou os dois magistrados homenageados. “Mérito associativo não lhes falta”, disse a juíza Rosemeire Fernandes, lembrando que a escolha foi feita pelos próprios colegas em votação secreta. “Cada um ao seu estilo, ambos trabalharam incessantemente pela valorização da magistratura”, disse.

Depois de receber a medalha das mãos do juiz Gilmar Carneiro e da avó Sila Presas Lopez, a primeira homenageada da tarde, a juíza Andréa Presas, inicialmente agradeceu a presença dos familiares. Depois disse que a medalha era uma das maiores honrarias de toda a sua vida. Citou os colegas que a antecederam à frente da Amatra5, como os juízes Gilmar Carneiro, Viviane Leite e Ana Cláudia Scavuzzi, “todos do mais alto gabarito”. Disse ainda que esse tipo de homenagem faz a magistratura trabalhista valer a pena.       

Na sequência, o juiz George Almeida recebeu a comenda das mãos das juízas Viviane Leite e Ligia Mello. Inicialmente agradeceu a família presente e depois disse: “Nesta medalha que recebo, considero gravados e quero trazer comigo, na memória e no coração, o nome de cada associado dessa tribo chamada Amatra5”. Citou ainda um trecho do Antigo Testamento e arrematou: “Como as rosas deixam perfumadas as mãos de quem as oferece, e com isso une o doador ao favorecido, a comenda estabelece semelhante vínculo entre os outorgantes e o agraciado”.

Depois a homenagem foi para o advogado Ivan Bastos, cujo escritório em que trabalha defende os associados da Amatra5 na Justiça. Ele agradeceu inicialmente à família presente (mulher, filho, mãe e irmão) e depois disse que a homenagem representava para ele uma sensação de pertencimento com a associação de magistrados.  Foi às lágrimas ao citar o apoio do irmão e da mãe na carreira, além do advogado Gabino Kruschewsky, que foi seu mestre e mentor. “Essa emoção vai permanecer para sempre em meu coração”, finalizou, referindo-se à medalha.

Por fim, o servidor aposentado do TRT5 recebeu uma placa pelos mais de 12 anos de serviços prestados à Amatra5 como mestre de cerimônias, além dos 23 anos dedicados ao TRT5. “Não tenho palavras para agradecer tamanha honraria”, disse ele, que agradeceu também à mulher Tânia (que estava presente) pela parceria e companheirismo de tantos anos.    

Depois das homenagens, foi servido um coquetel e os convidados puderam apreciar a exposição de objetos de arte da artista plástica Daniela Steele e fotografias de Maurício Abreu, ao som do violão de Carlinhos Marques. 



Foto 1: Armando Damit, Soraya Gesteira (diretora tesoureira), Ivan Bastos, Angélica Ferreira (vice-presidente da Amatra5), Andréa Presas, Marama Carneiro (diretora de Aposentados), Rosemeire Fernandes (presidente), Edlamar Cerqueira (diretora secretária), Lea Oliveira (diretora Social), Pauilo Temporal (diretor Cultural) e George Almeida. 



Foto 2: Gilmar Carneiro, Andréa Presas e Sila Presas.



Foto 3: Ligia Mello, George Almeida e Viviane Leite.  
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital