Empresas baianas têm potencial para absorver um número maior de jovens aprendizes
14 de agosto de 2017
Quase 40 mil jovens aprendizes poderiam ser contratados pelas empresas baianas se todas cumprissem a legislação e incluíssem essa categoria para trabalhar em suas instalações. Esse número foi apresentado pela presidente do FOBAP (Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional), a Auditora Fiscal do Trabalho Marli Pereira, durante a abertura do II Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia, realizado nesta quinta-feira, dia 10, no Hotel Othon Palace, em Ondina. Marli fez uma breve explanação sobre a legislação referente ao menor aprendiz e destacou que apenas 42% (16.680 jovens) estão contratados na Bahia, ou seja, existe um longo caminho a ser percorrido até que os empresários entendam a importância dessa mão de obra em seus quadros. 

Marli ressaltou ainda que o FOBAP está fazendo novas parcerias (como a Neojiba) e que o empresário do interior da Bahia ainda precisa ser sensibilizado. A presidente do Fórum lembrou ainda que a Reforma Trabalhista, recentemente sancionada pelo presidente da República, não afetou esse segmento, portanto as empresas enquadradas nos requisitos da lei devem continuar absorvendo os jovens. A legislação determina que todas as companhias de médio e grande porte tenham entre 5% e 15% de jovens na condição de aprendiz. 

A Amatra5 e o TRT5 estiveram representados no evento pela presidente da Associação, Angélica Ferreira; pela diretora de Aposentados e Pensionistas, Geruzia Amorim; e pela juíza do Trabalho Clarissa Magaldi. Foi um evento grandioso, com mais de 700 pessoas, entre jovens, representantes de instituições formadoras, órgãos ligados ao FOBAP e empresários. Entre as autoridades que participaram da abertura, a superintendente da SRTE-BA, Gerta Schultz; o coordenador da Neojiba Ricardo Castro; o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Antônio Correia; o Procurador Chefe do MPT, Alberto Balazeiro; a presidente do Fetipa, Márcia Rabelo, entre outras. 

Durante seu discurso, a presidente da Amatra5, no ato representando também o TRT5, destacou a responsabilidade social dos magistrados, que procuram, por meio de suas sentenças, reparar injustiças. Elogiou o trabalho das juízas Geruzia Amorim e Clarissa Magaldi que participaram da organização do evento e estão sempre dispostas a colaborar em ações sociais. 

O evento contou ainda com palestras de representantes da União Europeia (Denise Verdade) e da Unicef (Karyna Sposato). A primeira mostrou os programas em andamento e o potencial de investimento em ações sociais por parte dos países daquele bloco econômico. A representante da Unicef abordou os desafios para a implementação da Lei do Aprendiz no Brasil e destacou uma iniciativa interessante que é a rede de empresas pela aprendizagem. 

Homenagens

Representantes de empresas da Bahia que contratam jovens aprendizes também foram homenageados com um certificado, um exemplo para os empresários presentes no auditório. A representante de uma das companhias agraciadas disse que o Jovem Aprendiz transcende a questão das cotas e que 80% dessa mão de obra é aproveitada ao final do período, alguns em cargos de liderança. No total foram certificadas 120 empresas.  

O momento mais emocionante da parte da manhã foi quando jovens entraram de surpresa no auditório e fizeram uma performance teatral, todos de camisa branca com a inscrição: você me contrataria? O som que ecoava era de mensagens sobre o preconceito e a intolerância e depois cada um deles escolheu um empresário e entregou, simbolicamente, seu currículo. Foi exibido também um vídeo com a música “Não é Sério”, de Charlie Brown Jr, cujo refrão é “Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério/O jovem no Brasil nunca é levado a sério”. Depois, juntos, na frente da plateia, recitaram um texto sobre a capacidade e o potencial que um jovem tem para uma empresa e depois saíram, aplaudidos efusivamente.  
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital