Encontro em Salvador faz balanço do "Trabalho, Justiça e Cidadania" no Brasil
20 de abril de 2007


 



Evento reúne coordenadores de vários estados brasileiros, na sede da Amatra 5



"O entusiasmo manifestado por diretores, professores e alunos que recebem o projeto não é menor que o nosso, operadores do Direito. A experiência para os Juízes do Trabalho é, posso assegurar, ímpar. Ministrar os conhecimentos significa evitar a concretização das lesões a direitos, significa conceder ferramentas para a formação dos cidadãos. A felicidade de podermos auxiliar na construção da cidadania e no diálogo com a sociedade é imensa. O sentimento decorrente da nossa participação somente pode ser definido com o brilhar dos olhos de todos os envolvidos no Programa, magistrados, advogados, professores, estudantes e cidadãos brasileiros", afirmou a presidente da Amatra 5, Fátima Stern, na abertura do 2º Encontro Nacional do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania".



O evento, que acontece hoje, 19 de abril, e amanhã, na sede da Amatra 5, em Salvador - BA, reúne coordenadores de diversas regiões do país, representantes da Anamatra e sua Comissão de Direitos Humanos, na pessoa da coordenadora Andrea Nocchi, além dos membros da Comissão Nacional do TJC - Cláudio Brandão, Gustavo Vieira, Beatriz Lima e Elite Teles - para fazer um balanço do Programa e traçar metas para os próximos anos.



Também fazem parte da programação do Encontro, apresentações dos alunos dos colégios Hamilton Lopes e Rafael Serravale, além de uma visita dos magistrados ao Projeto Axé, no Pelourinho.



"Levamos às pessoas uma palavra de conhecimento, mas também aprendemos muito com elas, além de receber todo o carinho. Isso é muito bom e comprova que a justiça se aproxima da sociedade e este é um dos lemas do Programa: aproximar o Judiciário do cidadão", afirmou a juíza Carmem Richlin, na ocasião representando a diretoria da Anamatra.



O desembargador Cláudio Brandão, que coordenou os trabalhos da parte da manhã, falou das mudanças no Programa, como o investimento da Anamatra em materiais institucionais que serão distribuídos aos professores envolvidos no TJC. Brandão lembrou ainda do concurso para escolha da logomarca do Programa, que envolve estudantes de design gráfico de todo o Brasil e da importância do compromisso social com o TJC, que precisa envolver diversos atores da sociedade. "O Trabalho, Justiça e Cidadania é um trabalho de abnegação e renúncia profissional de extrema importância e precisa do apoio de todos, em especial dos governos dos estados onde está implantado ou em fase de instalação", afirmou.



TJC pelo Brasil

Na reunião, a Amatra 5 exibiu um vídeo institucional do TJC, com o relatos da experiências do Programa no estado da Bahia. Na segunda parte do evento, os coordenadores do Programa em Minas Gerais, Rondônia e Acre, Campinas, Espírito Santo e Goiânia tiveram a oportunidade de apresentar aos colegas detalhes sobre o "Trabalho, Justiça e Cidadania" em seus estados.



Magistrados de regiões onde o Programa ainda não está implantado relataram as expectativas com a instalação do TJC, como é o caso da Paraíba. "Nossa vontade é ter o TJC na Paraíba ainda este ano e isso vai acontecer. Estamos aqui para conhecer mais a fundo o Trabalho, Justiça e Cidadania e os colegas envolvidos neste Programa tão importante para a promoção e garantia da cidadania", afirmou o  presidente da Amatra 13 (PR), André Machado Cavalcanti.  



"O sentimento decorrente da nossa participação somente pode ser definido com o brilhar dos olhos de todos os envolvidos no projeto, magistrados, advogados, professores, estudantes e cidadãos brasileiros"



(Fátima Stern, presidente da Amatra 5 e diretora de comunicação da Anamatra)



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital