Entardecer Cultural faz homenagem a duas Marias que são destaque na Justiça do Trabalho
20 de outubro de 2016
Maria, Maria. É um dom, uma certa magia. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida. Assim cantou Milton Nascimento em uma das músicas mais bonitas e conhecidas de seu repertório. A presidente da Amatra5, Rosemeire Fernandes, seguiu essa mesma linha ao se referir às duas Marias que receberam nesta quarta-feira, 19, a Comenda Fátima Stern, durante o Entardecer Cultural da Amatra5, no Hotel Sheraton. Por meio de votação dos próprios colegas, a Desembargadora Maria das Graças Oliva Boness e a juíza Lea Maria Ribeiro Vieira de Oliveira foram escolhidas para receber a honraria este ano. A medalha do Mérito Judiciário foi à Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), no ato representada pelo maestro Eduardo Torres.

A presidente da Amatra5 disse que as duas Marias homenageadas merecem o destaque pelo trabalho incansável que desenvolvem em suas atividades. A Desembargadora Maria das Graças Boness pela implantação do plano de auto-gestão em saúde do TRT5 e por sua trajetória de luta na Justiça do Trabalho. A juíza Lea Maria Vieira, por ter sido a responsável, como diretora social e de eventos da Amatra5, pelo maior CONAMAT (Congresso Nacional da Magistratura Trabalhista) da história, realizado este ano em Salvador, com a presença de mais de 800 magistrados de todo o país.

Citou ainda a outra homenageada, a orquestra Neojibá, uma escolha da diretoria, não só pela parceria com a Amatra5, mas, sobretudo, pelo trabalho social que faz, dando oportunidade a crianças e jovens da Bahia a desenvolverem o talento musical. 

“Essas Marias fazem nossa vida mais bonita, sobretudo nesse momento difícil em que estamos passando”, disse a juíza, se referindo aos ataques à Justiça do Trabalho. Pediu a todos que se inspirem no exemplo da magistrada que dá nome às medalhas, Fátima Stern. “Precisamos lutar de cabeça erguida, pois a magistratura será mais forte se estivermos unidos”.

Camerata Popular de Cordas

Antes das homenagens, o evento foi aberto com a apresentação da Camerata Popular da Orquestra de Cordas Dedilhadas Neojibá. Os jovens músicos foram aplaudidos de pé após a execução de seis músicas em instrumentos de corda.

Na sequência, a presidente da Amatra5 leu um breve currículo da primeira homenageada, a Desembargadora Maria das Graças Oliva Boness e a chamou para receber o diploma (entregue pelo juiz José Arnaldo de Oliveira) e a medalha (entregue por sua filha, a juíza Ingrid Oliva Boness).

Em seu discurso, a homenageada começou agradecendo aos colegas pela distinção. Disse que estava honrada em receber a comenda e destacou os avanços que conseguiu, junto com sua equipe de magistrados e servidores, no plano de auto gestão em saúde do TRT5, que começou com cerca de dois mil associados e hoje possui mais de cinco mil. Citou nominalmente o juiz José Arnaldo de Oliveira pela luta incansável em implantar e gerir um plano que hoje é modelo para outros Tribunais.

Depois foi a vez da juíza Lea Maria de Oliveira receber a distinção. O diploma foi entregue por seu esposo, Carlos Eduardo Oliveira, e por seu filho, Mateus Vieira de Oliveira, e a medalha pela juíza e amiga Lígia Mello Araújo Olivieri.

Em seu discurso, a homenageada começou falando da importância do associativismo não só para o exercício da democracia, mas também na construção do indivíduo. Agradeceu o apoio da diretoria da Amatra5 e da secretária-geral da Anamatra, Ana Cláudia Scavuzzi, por terem confiado a organização do CONAMAT, evento que serviu como um grande aprendizado para ela. Agradeceu também à família, segundo a juíza, o pilar de sua vida. E, por fim, falou da honra de receber uma comenda com o nome da magistrada Fátima Stern, que deixou um legado reconhecido nacionalmente ligado ao associativismo.

Por fim, o terceiro homenageado, o maestro Eduardo Torres, representando o colega Ricardo Castro, que não compareceu em virtude do nascimento de seu primeiro filho. Ambos integram a Neojibá. A comenda ao maestro foi entregue pelo jovem Iure Nascimento Chagas, de 11 anos, atual “spalla” (primeiro violino) da Orquestra Pedagógica Experimental da Neojibá.

O maestro disse que estava honrado de receber a comenda e falou um pouco da trajetória da Neojibá, que possui 11 núcleos espalhados pela Bahia, levando música e educação para crianças e jovens. Destacou que o projeto hoje é reconhecido internacionalmente e que os próprios alunos que estão mais avançados atuam como monitores. “Muitos nos honra ter essa parceria com a Amatra5”, destacou.

O evento contou com a presença também de magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia; do representante da ABI (Associação Baiana de Imprensa), Nelson José de Carvalho; da representante da Caixa Econômica Federal (apoiadora do evento), Patrícia dos Santos Oliveira e do chefe de gabinete Kivio Dias Barbosa Lopes, representando o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, José Geraldo dos Reis Santos.  

Após as homenagens, foi servido um coquetel, ao som do jazz de Paulinho Andrade Quarteto.

Para o juiz aposentado Gorgônio Neto, as homenagens são as fitas que unem os magistrados trabalhistas num momento em que a união é muito importante para se ultrapassar as dificuldades que Judiciário está enfrentando. “A homenagem estabelece um padrão, o aplauso o sinal do acerto, a luz a ser seguida pela magistratura”.

Presentes ao evento os diretores Paulo Temporal (Cultural), Marama Carneiro (Aposentados e Pensionistas), Soraya Gesteira (Tesoureira), Edlamar Cerqueira (Diretora-Secretária), Cecília Pontes (Comunicação), Angélica Ferreira (vice-presidente), Juarez Dourado (Prerrogativas) e Lea Oliveira (Social e Eventos) e Silvia Isabelle (Cidadania e Direitos Humanos).

Comenda Fátima Stern e Medalha do Mérito Judiciário

A Comenda Fátima Stern foi instituída com a finalidade de agraciar aqueles magistrados que se destacaram durante o ano, no âmbito da Justiça do Trabalho ou nas diversas lutas e frentes de ação da Amatra5 ou, ainda, que de algum modo tenham agido em benefício do conjunto de associados e, por isso, foram reconhecidos por seus colegas através de seus votos.

A Medalha do Mérito Judiciário da Amatra5 tem a finalidade de agraciar autoridades, parceiros ou entidades que se destacaram colaborando nas lutas e reivindicações da Amatra5, que empunharam bandeiras e lutas afins ou desenvolveram ações em prol da cidadania, do direito e da justiça do trabalho.



Foto1, a Desembargadora Maria das Graças Oliva Boness e a juíza Lea Maria Ribeiro Vieira de Oliveira

Foto2, a Camerata Popular da Orquestra de Cordas Dedilhadas Neojibá

Foto3, Iure Nascimento Chagas, o maestro Eduardo Torres e a presidente da Amatra5

Foto 4, Diretoria com os homenageados 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital