Estudantes assistem a audiências da Justiça do Trabalho no Fórum do Comércio
28 de agosto de 2018
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) cumpriu mais uma etapa nesta terça-feira, 28, quando alunos de escolas públicas viram de perto como funciona a Justiça do Trabalho. Cerca de 60 estudantes participaram da atividade, que começou com uma apresentação, feita pela presidente da Amatra5, Angélica Ferreira, de como os magistrados atuam e os principais tipos de audiência no Fórum Trabalhista do Comércio. 

Os alunos, que estavam acompanhados por professores, foram divididos em cinco turmas e assistiram audiências nas Varas dos juízes Agenor Calazans, Silvia Isabelle do Vale, Soraya Gesteira, Ana Cláudia Scavuzzi e Rodolfo Pamplona. Durante toda a manhã eles acompanharam o processo, que ia sendo explicado pelos juízes. 

Para a professora Nathaly Gonçalves, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Itapuã, esse tipo de atividade é de grande importância para os alunos, sobretudo para aqueles que estão prestes a entrar no mercado de trabalho na função de jovem aprendiz. 

O estudante Humberto da Silva Rodrigues, 15 anos, da Escola Estadual Rotary, também em Itapuã, disse que ficou impressionado com a postura dos juízes, que buscavam o tempo todo ouvir as partes, com transparência e tentando o consenso. “É importante sabermos os nossos direitos para poder cobrar dos futuros patrões”. 

Outro estudante, Caíque Brito, 15 anos, da Escola Nilton Sucupira, em Mussurunga, diz que quer ser advogado e que a manhã foi bem proveitosa. “Tive uma aula de como administrar conflitos”, ressalta o jovem, que não sabe ainda se vai optar pelo ramo do Direito do Trabalho. 

Entenda o que é o TJC

O TJC funciona com a participação de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados, procuradores e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho e da criança, além de ética e cidadania.

Após a sensibilização dos professores, é feita uma capacitação e distribuída a Cartilha do Trabalhador para ser aplicada em sala de aula. Os alunos visitam a Justiça do Trabalho para acompanhar uma audiência e participam, junto com os professores, de sessões Tira-Dúvida com juízes do Trabalho. A culminância é a parte final, quando os alunos mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula sobre direitos e deveres dos trabalhadores.

A iniciativa é da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas) e aplicada nos estados pelas Amatras. Na Bahia, o TJC é executado pela Amatra5 com o apoio do TRT5.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital