Juízes da Amatra participam da 4ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico
30 de abril de 2013


 



Cerca de 1.400 atendimentos, mais 250 inscrições para cursos de qualificação e 150 inscrições no SineBahia-Patra, que atende aos profissionais autônomos. Este foi o resultado da 4ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico , realizada, entre os dias 24 e 26, no Shopping Piedade. O evento foi uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que tem o Trabalho Doméstico como um dos eixos prioritários de atuação.



Para a juíza  Rosemeire Fernandes, participar de iniciativas como essas é de extrema relevância, pois aproxima a magistratura da sociedade. De acordo com a juíza, se inicia agora um novo tempo para a  categoria do trabalhador doméstico. “ Se por um lado, esses trabalhadores conquistaram novos direitos, por outro, terão que oferecer um serviço com um maior grau de profissionalismo e qualificação”, alerta a juíza.



A magistrada falou para uma plateia atenta e  interessada. Com grande interatividade com o público, a juíza esclareceu dúvidas, sobretudo, sobre os trabalhadores domésticos especiais: cuidadores de idosos, motoristas e auxiliares de enfermagem que prestam serviços exercidos na residência. “ A recente aprovação da Emenda Constitucional 72, que igualou os direitos dos trabalhadores domésticos aos demais trabalhadores  é uma realidade nova também para nós, juízes do trabalho. Acredito que com equilíbrio, justiça e bom senso iremos construir jurisprudência para nortear estas relações”, declarou a juíza.



Foram  parceiros, nesta ação, o Sindicato do Trabalho Doméstico (Sindoméstico); Federação Nacional das Trabalhadores Domésticos (Fenatrad); Shopping Piedade; Previdêncial Sócia - INSS; Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres; Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa); Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge); Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) e SOS Educação Profissional; Superintendência de Políticas para Mulheres de Salvador e a Secretária Estadual de Políticas para Mulheres.



Fonte: SETRE com informações da ASCOM / AMATRA5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital