Juízes do trabalho baianos concluem segunda etapa do doutorado na Espanha
19 de outubro de 2005


Os juízes do trabalho baianos Luciano Martinez, José Cairo Júnior, Ana Paola Machado Diniz e Cristiane Borges Lima, juntamente com outros 21 magistrados brasileiros, concluíram neste mês de outubro a segunda etapa do curso de doutorado em Direitos Sociais, da Universidade Castilla-La Mancha, na Espanha. O curso é fruto de parceria entre a universidade espanhola e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).



A primeira fase do curso ocorreu entre setembro e outubro de 2004. Ao longo de um mês, os juízes tiveram aulas em sistema intensivo, com duração de oito horas por dia. As disciplinas, que enfatizaram aspectos da seguridade e da proteção social, versaram sobre a garantia judicial de direitos sociais e laborais, autonomia coletiva e regulação de direitos laborais, teoria e ideologia do estado social, teoria da negociação e resolução do conflito, sistemas extrajudiciais de solução de conflitos, poderes do empresários e direitos fundamentais do trabalhador. Ao final, os magistrados redigiram um "paper" sobre cada uma das disciplinas para garantir a qualificação para a segunda fase.



Na segunda etapa, realizada entre setembro e outubro de 2005, a ênfase foi o Direito Social na Comunidade Européia, o que permitiu aos juízes ter a dimensão supranacional da regulação dos Direitos Sociais na Europa. As disciplinas abordaram o ordenamento comunitário, a empresa transnacional, o princípio da igualdade e da não-discriminação, o trabalho dos estrangeiros e a proteção do trabalho, a responsabilidade social das empresas e o Direito Penal do Trabalho.



Agora, os juízes preparam-se para a terceira fase do curso: a elaboração de um trabalho de investigação científica, a chamada "tesina", a ser concluída e defendida até setembro de 2006. Aprovada a "tesina", os juízes receberão o Diploma de Estudos Avançados (DEA), que lhes permitirá ingressar na última fase do curso, a tese doutoral, em qualquer universidade da União Européia.



Segundo Luciano Martinez, o curso, ministrado por professores renomados do mundo jurídico espanhol, francês, inglês e alemão, tem permitido aos juízes brasileiros obter uma visão ampla dos Direitos Sociais e do Trabalho na Europa. "Lá, a legislação estabelece apenas direitos mínimos aos trabalhadores. A construção do Direito se dá principalmente pela via da negociação coletiva entre empregadores e empregados, o que contrasta com a legislação brasileira", afirma o juiz, lembrando a importância das técnicas de negociação coletiva nessa segunda fase do curso.



A Universidade Castilla-La Mancha está localizada em Ciudad Real, que completou 750 anos em 2005. A abertura do curso contou com a presença do rei Juan Carlos e da rainha Sofia.





 



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital