Magistrados do Trabalho discutirão sobre exploração de crianças e trabalho artístico
19 de maio de 2011

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) realizarão, entre os dias 16 e 18 de maio, no Rio de Janeiro, o seminário "Trabalho Precoce e Direitos Humanos - A exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho artístico como obstáculos ao desenvolvimento saudável e à cidadania".


O objetivo do evento, que acontecerá no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT- 1ª Região), é contribuir para a discussão em torno da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.


O Seminário, de participação gratuita, é dirigido a operadores do Direito, organizações não governamentais, procuradores, magistrados, sociedade civil e estudantes. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 13 de maio.


Para participar basta encaminhar nome completo, telefone com DDD, e-mail e instituição na qual trabalha para o endereço semtrabalhoprecoce@anamatra.org.br. Ao término do evento será emitido certificado com carga horária de 12 horas. Foram disponibilizadas 240 vagas.


O Seminário conta com o apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 10ª Região (Amatra 1/RJ), do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e da Escola Judicial, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).


PROGRAMAÇÃO



16 de maio – 2ª feira


PARTE I: Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes

18h00: Credenciamento e entrega de material

19h00: Solenidade de abertura

19h30: Conferência de abertura

Conferencista: Min. Maria do Rosário Nunes (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República)

20h45: Coquetel e lançamento de livros

- Prevenção e eliminação do trabalho infantil: um guia para ação governamental (Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho)

- Criança, adolescente, trabalho (Anamatra)



17 de maio – 3ª feira


8h30: Painel "O Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial Infanto-juvenil e a Responsabilização Integral"

Painelista: Paulo Maia Filho (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região)

Debatedores: Renato Mendes (Coordenador de Projetos do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT) e Helen Crystine Corrêa Sanches (Promotora de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores Públicos da Infância e da Juventude)



Intervalo



10h15: Painel "O Papel da Sociedade Civil no Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes"

Painelistas: Tiana Maria Sento-Sé (Pedagoga e representante do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes) e Isa Maria de Oliveira (Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente)



PARTE II: Trabalho Infantil Artístico

4h00: Painel "O Trabalho Infantil Artístico no Contexto da Proibição Geral ao Trabalho"

Painelistas: José Roberto Dantas Oliva (Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) e Rafael Dias Marques (Procurador do Trabalho e Coordenador Nacional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Trabalho)

Intervalo

16h00: Painel "A Concessão de Autorizações para o Trabalho antes da Idade Mínima"

Painelistas: Rodrigo Medina (Promotor de Justiça e Coordenador do 4º Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro) e Eliane Araque dos Santos (Procuradora Regional do Trabalho 10ª Região).



18 de maio – 4ª feira



9h00: Audiência Pública sobre Trabalho Infantil Artístico

Presidente: André Villela (Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região)

Representantes: Artistas, empresas, organizações não-governamentais e Ministério do Trabalho e Emprego

11h00: Aprovação da Carta do Rio de Janeiro

MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital