Memorial do Tribunal será inaugurado no Dia do Trabalho
31 de outubro de 2006


Em 1º de Maio de 2007, data consagrada ao Dia do Trabalho, o TRT5 vai abrir para o público o seu novo Memorial, contendo um rico acervo sobre a história da justiça trabalhista na Bahia em paralelo com o desenvolvimento das relações laborais no Estado. O projeto está sendo executado, sob a coordenação do Desembargador aposentado do TRT5, Raymundo Figueirôa, pela museóloga Maria das Graças de Souza Teixeira, doutoranda em História, e pelo historiador Francisco do Vale Pereira, que tem mestrado em Museologia.



Na última sexta-feira, durante a entrega oficial do projeto museológico ao Presidente do TRT5, Desembargador Roberto Pessoa, os especialistas destacaram que a meta é fazer do Memorial um instrumento de ação cultural e educativa, dada a importância do seu acervo para o entendimento da formação de cidadania no Estado. ?Este será um espaço vivo de memória, de produção de conhecimento, salvaguarda de referenciais históricos da vida trabalhista dos baianos?, salientam.



O projeto contempla também propostas de atividades para divulgação do Memorial, por meio da realização de seminários, exposições itinerantes e performances teatrais em escolas, universidades, Varas do interior e outros pontos da comunidade, informou Maria das Graças Teixeira. Contando com o apoio de três estagiários de Museologia e de servidores do próprio Tribunal, os responsáveis pela implantação do Memorial estão realizando um amplo levantamento do acervo documental, cuidando da higienização de peças ? muitas com mais de 60 anos - e da sua separação em núcleos temáticos.



O Presidente Roberto Pessoa elogiou o empenho da equipe e ressaltou a importância que tem o projeto para sua gestão: ?Preservar a nossa história também é uma missão institucional e das mais importantes. Fico muito tranqüilo em constatar que essa tarefa está sendo executada por uma equipe tão bem preparada e dedicada?, elogiou o Desembargador. 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital