Ministro do TST inaugura Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho
21 de maio de 2018
O vice-presidente do TST, Ministro Renato de Lacerda Paiva, inaugurou nesta segunda-feira, 21, o Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho (Cejusc), durante a abertura oficial da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista. O evento contou com a presença de Desembargadores, Juízes, Secretários de Estado e outras autoridades. A Amatra5 foi representada pela presidente Angélica Ferreira e pelos diretores Guilherme Ludwig (Cultural), Geruzia Amorim (Aposentados e Pensionistas) e Soraya Gesteira (Secretária). 

Durante seu pronunciamento, o Ministro disse que o acordo é a forma mais rápida e eficaz de se resolver os conflitos e que a Bahia está de parabéns pela inauguração. 

A juíza auxiliar da Presidência, Dorotéia de Azevedo, coordenadora do Cejusc, disse que a unidade que estava sendo inaugurada abrirá mais portas para o cidadão que busca a Justiça do Trabalho. 

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), Desembargadora Maria de Lourdes Linhares, também fez um rápido pronunciamento, reforçando que o Cejusc vai trazer mais celeridade e eficiência aos processos trabalhistas.  

Instalado no andar térreo do Fórum do Comércio, o Cejusc contará com oito salas de conciliação e uma secretaria. Juízes supervisores e servidores conciliadores utilizarão técnicas de mediação, mostrando às partes envolvidas em conflitos que chegar a um consenso por meio do diálogo pode ser mais rápido e também mais vantajoso do que um processo judicial.

O Cejusc, que terá capacidade para atender quatro mil pessoas e realizar mil audiências por mês, será implementado inicialmente com cinco Varas do Trabalho pilotos e a meta é que, gradativamente, até o final do ano, tenha a adesão de todas as 39 Varas de Salvador.

A unidade atende à determinação da Resolução Nº 174/2016 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para a criação e manutenção das unidades de mediação em todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país e vai mediar processos nas três fases da ação. Havendo acordo, o processo é encaminhado para o cumprimento na secretaria da Vara. Quando não houver a conciliação, o processo será encaminhado à Vara do Trabalho para a realização da audiência de instrução.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital