Parlamentares apóiam pleitos da magistratura e do MP
22 de setembro de 2011


O ato público realizado ontem (22/9) no Salão Negro da Câmara dos Deputados foi marcado por diversos discursos de parlamentares, que ressaltaram a importância do Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público e das reivindicações das duas categorias para o Estado Democrático de Direito. O movimento está centrado em três eixos: uma política nacional de segurança, um sistema de saúde e adequada cobertura previdenciária,  e uma política remuneratória que respeite a Constituição Federal.



O presidente do Senado Federal, José Sarney, recebeu os dirigentes das entidades em seu gabinete, entre eles o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna. Sarney disse que os pleitos são válidos e ressaltou que o estado brasileiro precisa garantir a segurança não só dos magistrados e dos membros do MP, mas de toda a população. “Se um juiz não tem garantias de segurança, a sociedade também não tem”, assinalou Sarney.



O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que no ato representou o presidente da Câmara, Marco Maia, defendeu a unificação dos tetos salariais entre os membros dos poderes federais. “Não se pode admitir profissionais que estão no topo de suas carreiras recebendo o mesmo que outros que estão na base e não precisam lidar com as mesmas questões”, disse. O deputado também falou da importância do projeto de lei 7749/10, que estabelece reajustes anuais para os ministros do Supremo Tribunal Federal com base nas perdas provocadas pela inflação.



Relator do projeto de lei 7749/10 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), o deputado Roberto Santiago (PV-SP) afirmou que a correção salarial é um direito de todos os trabalhadores. “Tenho compromisso com todas as associações”, declarou. O parlamentar afirmou que, assim que tiver o projeto em mãos, apresentará o relatório em uma semana.



O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) também defendeu os pleitos de juízes, procuradores e promotores e falou da importância da união das carreiras. “Só com a ajuda de todos podemos construir um Brasil mais justo. Não sou amante do poder, mas de um país onde a justiça social esteja presente”, disse.



Frente Mista

O deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que recolhe assinaturas para a criação da Frente Mista de Defesa e Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, também falou da importância do ato ser realizado no Congresso Nacional e defendeu a criação da Frente. “Ela será a ligação da magistratura com a casa do povo. O Brasil precisa de uma magistratura forte”, disse.



Fonte: Anamatra


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital