Presidente Roberto Pessoa realiza conversa com magistrados
20 de dezembro de 2005


Antes da conclusão do atual concurso para juiz substituto da 5ª Região, o TRT5 lançará edital dando início a novo processo seletivo, conforme, inclusive, já está previsto na instrução de concursos. O anúncio foi feito na última sexta-feira, pelo presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, durante a primeira edição do evento "Conversa com o Presidente", um encontro que se repetirá periodicamente, com o objetivo de aproximar mais ainda os magistrados de 1ª instância com a Administração do Tribunal. "Ainda que os 21 candidatos aprovados na prova de sentença do concurso que está sendo realizado cheguem até o fim, restarão 25 vagas a preencher", informou o Presidente, justificando a urgência em iniciar o mais rápido possível uma nova seleção.



Durante o evento, realizado no auditório do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no bairro do Comércio, o presidente também aproveitou para convocar os magistrados presentes para uma gestão co-responsável: "Nós não podemos ficar à reboque do Legislativo para ultrapassar nossos obstáculos. Precisamos ser criativos e, para isso, eu conto com a criatividade do nosso corpo de servidores e de magistrados de um modo geral".



Dentre as medidas que já estão em estudo para otimizar o atendimento na Justiça do Trabalho, o Dr. Roberto Pessoa destacou a subdivisão da 2ª Instância em seis turmas de quatro desembargadores, em vez das atuais cinco turmas com cinco integrantes; a contratação de carregadores para as Varas e de menores-aprendizes, além de vários projetos de informatização que estão em curso em toda a Justiça do Trabalho do País, sob a coordenação do Tribunal Superior do Trabalho.



O desembargador Cláudio Brandão, integrante da Comissão de Informática do TRT5, deu maiores detalhes sobre os projetos de informatização. Alguns deles devem ser implantados já em março de 2006, como o Cálculo Rápido, que permite ao juiz calcular o valor da causa em julgamento de forma a facilitar as conciliações, e o E-doc, que consiste no peticionamento por e-mail.



Outros projetos que também já estão bastante avançados, são o E-Jus, que permite aos magistrados de 2ª Instância terem acesso aos votos por meio eletrônico, gerando uma economia de um milhão de folhas impressas por ano; o Sistema de apoio a Audiência (AUD), que auxilia a confecção de atas, dando alertas quanto a eventuais ausências de dados que venham a suscitar nulidades; o Gabinete Virtual, que dará acesso remoto aos arquivos das Varas do Trabalho para juízes e servidores, dentre outros.



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital