TRT da Bahia presta Homenagens ao juiz Humberto Machado
14 de dezembro de 2005


Os desembargadores do TRT5 aprovaram em sessão do Pleno, no último dia 5, Moção de Pesar pelo falecimento do Dr. Humberto de Figueiredo Machado, ex-juiz da Casa. A proposição foi de iniciativa e autoria do presidente do Tribunal, desembargador Roberto Pessoa, que destacou: "Dr. Humberto sempre tinha um espaço na sua agenda para receber a todos. Sempre teve grande responsabilidade pela formação de muitos magistrados. Advogado militante de inteligência rara, este é o registro que faço pelo seu falecimento, com muito pesar e emoção".



O desembargador Raymundo Pinto manifestou-se, logo após o presidente, lembrando: "Eu, recém-formado fui testemunha de uma sentença por ele proferida em audiência referente a processo bastante complexo, deixando todos os advogados pasmos com a sua competência". Apesar de todo o seu saber jurídico, salientou ainda, "era impressionante a sua humildade". A desembargador Delza Karr também pediu a palavra a fim de apresentar a sua homenagem: "Tudo que sei de recurso de revista devo e agradeço ao Dr. Humberto. Diversas vezes fui à sua casa e ele me orientava, abrindo processo a processo". Por fim, ratificando todos os elogios feitos ao Dr. Humberto Machado, a procuradora-chefe Ana Emília Albuquerque também aderiu à moção.



No dia 6, o Conselho Deliberativo da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas - ABAT também aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do eminente juiz, cujo falecimento ocorreu no último dia 4 de dezembro. Em mensagem encaminhada ao TRT5, o presidente da entidade, o advogado Antônio Menezes do Nascimento Filho, destacou: "o Dr. Humberto de Figueiredo Machado, magistrado aposentado, advogado militante, professor e jurista, de estimado e reconhecido valor intelectual e moral, cuja ausência, muita falta fará à comunidade Jurídica Baiana, pelo que será sempre lembrado com sentimento de saudade pelos colegas, em razão da sua grande dedicação ao Direito".



HOMENAGEADO - Antes de ingressar na magistratura trabalhista, o Dr. Humberto foi promotor, juiz de Direito e professor catedrático do Estado. Sua larga experiência em vários ramos do Direito e a reconhecida dedicação à constante pesquisa fizeram dele um dos mais versáteis e solicitados juristas baianos.



À Justiça do Trabalho, dedicou 21 anos. Começou em 1960, como juiz presidente da antiga Junta de Conciliação de Julgamento de Itabuna, passando depois também pelas presidências da JCJ de Feira de Santana (1963) e da 1ª JCJ de Salvador (1967). No ano de 1978, foi promovido à Segunda Instância, por merecimento, vindo a se aposentar três anos depois. Foi aí que passou a militar como advogado, conseguindo, mais uma vez, o reconhecimento de toda a comunidade jurídica baiana.



Na sua família, deixou vários seguidores do seu legado jurídico. Dos sete filhos, seis cursaram Direito e quatro deles têm destacada atuação na área trabalhista: a desembargadora do TRT5 Débora Machado; o juiz titular da Vara de Cruz das Almas, Humberto Jorge Machado; a servidora Márcia Machado Mayan, diretora do Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios, e o advogado George Machado.



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital