UFBA concede título de professor emérito ao juiz Washington Trindade
28 de março de 2006


O juiz do trabalho aposentado Washington Luiz da Trindade recebeu, na noite do dia 23 de fevereiro, o título de professor emérito da Universidade Federal da Bahia, depois de 44 anos de dedicação à carreira acadêmica. Ao final da cerimônia, realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFBA, o professor octagenário emocionou os presentes ao falar sobre o seu compromisso de fazer, viver e ensinar a Justiça, desenvolvido ao longo de toda a sua vida.



A homenagem contou com a presença de professores da universidade, desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho e do Tribunal de Justiça, advogados e funcionários públicos, além de familiares do homenageado. O desembargador do trabalho Valtércio de Oliveira, diretor Cultural da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5a Região (Amatra5), representou a entidade durante o evento.



A concessão do título de professor emérito a Washington Trindade foi decidida pela Faculdade de Direito e referendada pelo Conselho de Diretores da UFBA. A mesa do evento foi composta pelos desembargadores Roberto Pessoa e Joaquim Almeida, presidente e ex-presidente do TRT, respectivamente, o vice-reitor da UFBA, Francisco José Gomes Mesquita, e pelo diretor da Faculdade de Direito, Johnson Meira Santos.



O professor Washington Trindade tornou-se bacharel em Direito pela 1a turma da UFBA, em 1946. A partir daí, sempre por concurso público, foi promotor público, juiz de Direito, assistente jurídico do Ministério do Trabalho e juiz do Trabalho, chegando à presidência do TRT durante o biênio 1983-1985. Ingressou na carreira acadêmica em 1964, como professor da Faculdade de Direito da UFBA, alcançando o título de doutor em Direito. Em maio de 1992, aposentou-se como juiz do trabalho. É autor de diversos artigos e livros como "Regras de Aplicação e Interpretação no Direito do Trabalho" (1995), "Riscos do Trabalho" (1990) e "Trabalho e Cidadania" (1990). 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital