Anamatra participa do 1º Encontro sobre Processo Virtual na Justiça do Trabalho
10 de fevereiro de 2007


 



Evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o TRT da 10ª Região



A implantação da tramitação eletrônica dos processos trabalhistas deu hoje, 8 de fevereiro, um importante avanço, com a realização do 1º Encontro sobre Processo Virtual na Justiça do Trabalho, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo TRT da 10ª Região. O presidente em exercício da Anamatra, Cláudio Montesso; o diretor de assuntos legislativos, Luciano Athayde, e o presidente da Amatra 15 (Campinas), Firmino Alves, participaram do evento, que contou ainda com a presença de vários magistrados, presidentes de TRTs de várias regiões, e técnicos de informáticas dos tribunais.



Na solenidade de abertura, o conselheiro do CNJ, Douglas Rodrigues, lembrou que o processo virtual vai "cumprir a promessa constitucional de uma justiça rápida, séria e efetiva". O magistrado lembrou da vanguarda da Justiça do Trabalho na informatização e conclamou todos a uma integração. "A Justiça do Trabalho tem como característica processos simples e céleres. Temos que entrar nesta era", afirmou.



Também presente à abertura do Encontro, a presidente do TRT 10, Flávia Falcão, afirmou que a maior dificuldade na implantação do processo virtual será a mudança do "modelo mental" na passagem do processo físico para o eletrônico. "Certamente será mais difícil que a mudança para uma nova ferramenta de trabalho". Já o presidente do TRT da 21ª Região (RN), Eridson Medeiros, afirmou que o processo virtual tem mais a ver com a Justiça do Trabalho do que com qualquer outro segmento do Judiciário. "Não há nada mais parecido conosco", disse.



O sistema desenvolvido pelo CNJ permite encurtar o tempo do processo, a partir da tramitação totalmente eletrônica, via internet, dispensando o uso de papel. A ferramenta já é usada experimentalmente em tribunais de justiça estaduais. Agora, o Conselho quer estender o sistema também para os tribunais regionais do trabalho.



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital