Aposentados vão pressionar deputados pela valorização da magistratura
19 de julho de 2015
Juízes e desembargadores aposentados da Justiça do Trabalho da Bahia irão a Brasília em setembro participar de um encontro nacional da categoria e vão aproveitar para pressionar os deputados para que sejam aprovadas medidas de valorização da magistratura. Este foi um dos temas debatidos nesta sexta-feira, 17, na sede da Amatra5, durante um encontro que reuniu magistrados aposentados, entre eles alguns ex-presidentes da associação, como Ilce Carvalho, Carlos Cardoso, Raymundo Pinto e a atual diretora de aposentados e pensionistas, Dra. Marama Carneiro.

O evento foi aberto pela presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união para garantir não só a manutenção dos direitos adquiridos, mas também para obter novas conquistas. “Somos todos aposentáveis, por isso é importante que o pessoal que está na ativa também participe dessa luta”, disse a presidente.

Em seguida, Dra. Marama Carneiro relatou como foi a reunião realizada no dia 2 de julho em Brasília, da qual participaram representantes de várias Amatras do Brasil. Durante o encontro, presidido pela diretora de aposentados da Anamatra, Dra. Virgínia Lúcia de Sá Bahia (Amatra 6), foi formada uma comissão nacional para tratar de diversos assuntos, entre eles a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, que acaba, gradualmente, com a contribuição previdenciária de todos os servidores públicos aposentados.

Pela proposta, que aguarda votação na Câmara dos Deputados, a contribuição dos inativos terá o seu valor reduzido em 20% a cada ano após o titular do benefício completar 61 anos, deixando de ser cobrada quando ele completar 65 anos. 

O juiz aposentado e ex-deputado Gorgônio Neto sugeriu que os colegas entrassem em contato com os deputados conhecidos e também que mandassem cartas e e-mails para os parlamentares em Brasília como forma de pressionar pela aprovação da PEC.

Outro tema debatido na reunião de Brasília foi a paridade com o pessoal da ativa, a volta do ATS (Adicional por Tempo de Serviço) e a prioridade no pagamento dos passivos. Nesse ponto em particular, a presidente da Amatra5 lembrou que na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), dia 24, esse tema será objeto da pauta.

A próxima reunião dos diretores de aposentados em Brasília será realizada no dia 13 de agosto, quando serão definidos detalhes da mobilização nacional.

Ainda durante o encontro na Amatra5, o Dr. Rodrigues Pinto sugeriu que pelo menos uma sexta-feira por mês os aposentados participassem do tradicional almoço na sede da associação, como forma de fortalecer a categoria, no que todos concordaram. Foi criado também um grupo virtual para troca de mensagens pelo celular, composto de aposentados e pensionistas.

A juíza Rosemeire Fernandes aproveitou para informar que aqueles aposentados que não possuem endereço eletrônico ou não usam celular, vão continuar recebendo as informações da associação pelos correios.  

Participaram do evento, além da presidente da Amatra5 e da diretora Marama Carneiro, Gorgônio Neto, Rodrigues Pinto, Carlos Cardoso, Ismênia Quadros, Jacques Renan, Arnóbio Pereira, José Ferreira, Ilce Carvalho, Gerúsia Amorim, Het Jones e José Pinheiro. O desembargador Renato Simões e a vice-presidente Angélica Ferreira também estiveram presentes. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital