Candidatos fazem as primeiras provas do concurso para Juiz
07 de novembro de 2006


Foram realizadas no último final de semana as duas primeiras provas escritas e objetivas do Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Dos 1.055 inscritos, de vários estados brasileiros, apenas 181 deixaram de participar das duas provas que foram aplicadas na tarde de sábado e manhã de domingo. Na avaliação do representante do CESPE-UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade da Brasília) e coordenador geral do Concurso, Roger W. Escalante, a abstenção pode ser considerada bem pequena no que se refere a concursos dessa natureza.



Acompanhado da Presidente da Amatra5, Juíza Fátima Stern, e da Diretora do Tribunal Pleno, Karina Moncorvo, o Presidente do TRT5, Desembargador Roberto Pessoa, esteve presente durante todo o tempo de aplicação das provas. No sábado, ele teve ainda a companhia do Professor Mauro Menezes, integrante da banca examinadora do concurso. O Presidente acompanhou as providências da coordenação para garantir o bem estar dos candidatos e a segurança e lisura do certame. Ele também conversou depois das provas com vários candidatos, procurando saber a opinião de cada um. Tudo isso, segundo o coordenador do atendimento médico, José Alexandrino de Alencar, repercutiu muito bem entre os candidatos e entre as pessoas que estavam trabalhando.



Embora tenham considerado as provas difíceis, os candidatos elogiaram a forma como as questões foram formuladas, assim como a organização do concurso. Foi o caso, por exemplo da baiana Roberta Carolina de M. Souza Dantas, que mora em São Paulo. Ao deixar a sala onde fez as provas, por volta das 11 horas de domingo, ela comentou que o concurso foi "extremamente organizado e bem feito" e que embora as provas não tenham sido fáceis, as questões foram muito bem elaboradas.



Os candidatos a juiz substituto da Justiça do Trabalho na Bahia foram distribuídos em 32 salas do Pavilhão III da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Campus da Avenida Paralela, em Salvador. Em cada sala trabalharam dois fiscais. Outros cinco fiscais e oito seguranças atuaram nos corredores. Conforme salientou o delegado da Polícia Federal Carlos Alberto Costa Leal, a segurança trabalhou "com inteligência policial e bom senso", visando assegurar a lisura do concurso e com o cuidado de não constranger os candidatos. O CESPE - UnB tem convênios com a Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal e com a Polícia Rodoviária Federal o que garante a segurança, com vistorias anteriores e posteriores, na guarda e transporte das provas.



O concurso destina-se a selecionar candidatos para provimento de 17 vagas no cargo de Juiz do Trabalho Substituto, resguardando a proporcionalidade das vagas aos portadores de deficiência. Dos inscritos, 387 são da Bahia, vindo em seguida, como estados com maior número de candidatos, São Paulo (111), Pernambuco (84), Ceará (57), Distrito Federal e Minas Gerais (51), Rio de Janeiro (49), Sergipe (42), Paraíba (35), Piauí (33), Espírito Santo (32) e Alagoas (23). Também participam do concurso candidatos do Pará, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Amapá. A prova de sábado constou de 50 questões sobre Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Processual do Trabalho. A de domingo, também com 50 questões, abordou conhecimentos sobre Direito Civil, Direito Comercial, Direito Constitucional, Direito Internacional e Comunitário, Direito Penal e Direito Processual Civil.



Ambas as provas, assim como as próximas a serem realizadas, são de caráter eliminatório e classificatório. Na próxima etapa os candidatos serão submetidos a uma prova escrita e subjetiva, prevista para o dia 4 de fevereiro de 2007, com questões de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil e Direito Processual do Trabalho. A prova prática e a prova oral estão programadas respectivamente para os dias 1º de abril e 8 de julho de 2007. 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital