Crianças invadem o TRT 10
10 de outubro de 2006


Evento organizado pela Anamatra e ANPT leva 40 crianças para conhecer o funcionamento da Justiça do Trabalho



No início de uma tarde chuvosa, 40 crianças da turma da 2ª série da Escola Classe nº 45, de Taguatinga Norte, chega à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10). Em uma fila organizada todos seguem para a o auditório, onde são recebidos pela Mônica e seus amigos Cebolinha, Magali e Cascão. Após várias fotos e um bocado de brincadeira, o juiz José Nilton Pandelot, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e seu colega Sebastião Caixeta, que preside a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), dão as boas-vindas e explicam o porquê desse evento. "A idéia de trazer as crianças hoje aqui é a de ensinar noções de cidadania e mostrar que este é um órgão público que aplica o Direito e defende os direitos das crianças e adolescentes", disse Pandelot.







Crianças, juízes, procuradores e Turma da Mônica com o gibi



As crianças foram presenteadas com a edição especial do gibi da Turma da Mônica - "Toda criança quer ser criança" - recentemente lançada pela Maurício de Sousa Produções e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), e que teve o patrocínio da Anamatra e a ANPT. "A Associação apoiou a produção do gibi por entender que é dever dos juízes do trabalho combater o trabalho infantil. Além do que, esse pode ser mais um instrumento para o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania", disse Andréa Nocchi, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Associação. Pandelot também comentou a iniciativa da produção do gibi. "A nossa esperança é que a idéia plantada no gibi da Turma da Mônica, que trata de forma lúdica a questão do trabalho infantil, também chegue aos pais, à sociedade e aos governantes. Porque a criança só fica na escola se seus pais tiverem condições, emprego e renda, para não precisar da mão-de-obra do seu filho".





 



Crianças com procuradores, juízes e presidente do TRT-10, Flávia Falcão



O TRT 10 levou as crianças em um passeio da cidadania, com uma visita à Sessão do Pleno e ao memorial. A presidente do Tribunal, Flávia Falcão, parou a sessão para conversar com as crianças, mostrando os processos e explicando de forma didática como funciona a Justiça do Trabalho. "Essa iniciativa denota a importância de mostrar a cidadania para as crianças, que precisam aprender a valorizar as instituições sérias que temos no Brasil. Eles têm contato com tantas coisas que acontecem em nosso país, que acredito ser de suma importância que eles tenham também boas referências institucionais", disse.



Antes de terminar o passeio, as crianças foram presenteadas com um kit organizado pelas duas Associações: mochila, camiseta, garrafinha para água, kits escolar e de higiene pessoal, além de alimentos. Os servidores do Tribunal distribuíram sacolinhas surpresa com balas e pirulitos para as crianças. Antes do lanche especial, a secretária-executiva do FNPETI, Isa Oliveira, explicou o significado do cata-vento como símbolo do combate ao trabalho infantil. "O cata-vento representa o lúdico, a brincadeira, o movimento... Porque é isso que queremos. Nós queremos que todas as crianças brinquem, estudem e só trabalhem quando crescerem", disse Isa.



O dia terminou com toda animação em uma famosa lanchonete, com muito hambúrguer, batata-frita e refrigerante. "Foi um presentão de Dia das Crianças. Adorei! Queria agradecer a todos que trouxeram a gente aqui, porque fomos escolhidos entre tantas crianças que não puderam vir", disse Edison, de 8 anos. A professora Alcione, que acompanhou as crianças, elogiou a iniciativa. "Foi uma experiência maravilhosa, melhor do que a gente esperava. As crianças estão muito felizes e nós, educadores, ainda mais pela importância do trabalho que está sendo desenvolvido de estímulo à educação e combate ao trabalho infantil", disse.



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital