Diretora da Amatra5 palestra para médicos e agentes de saúde sobre direitos trabalhistas
10 de setembro de 2018
A diretora de Aposentados e Pensionistas da Amatra5, Geruzia Amorim, ministrou palestra nesta quarta-feira, 5/8, na Câmara de Vereadores de Simões Filho, para Médicos e Agentes Comunitários de Saúde. O convite foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania e a magistrada falou sobre o Combate ao Trabalho Infantil.

A magistrada começou falando sobre as ações desenvolvidas pela Amatra5, Anamatra, TST e TRT5 no combate ao trabalho infantil e a importância do envolvimento de magistrados do trabalho em atividades que, fora das salas de audiência, orientam os trabalhadores sobre seus direitos, trabalho seguro, e a conquista da cidadania.

Após conceituar o trabalho infantil,  abordou a questão das atividades laborais domésticas, idade mínima para o trabalho e aprendizagem.

A questão do trabalho domestico infantil foi abordada após ser exibido o vídeo Diario de uma Trabalhadora Infantil, o que despertou interessante participação do auditório.

A magistrada falou também sobre trabalho noturno e suas proibições. O trabalho em regime familiar. Ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde junto às famílias e possibilidade de identificar a existência de trabalho infantil e a necessidade de atuarem como multiplicadores nas ações de combate ao trabalho infantil.

A palestrante respondeu a inúmeras perguntas, todas formuladas com base na experiência de trabalho dos Agentes, e com forte carga emocional.

Despertou grande interesse quando a magistrada abordou a questão do trabalho artistico de crianças e adolescentes;  a atuação em novelas, teatro e filmes, assim como nos esportes, especialmente futebol.

Por fim, ressaltou a importância da existência de políticas públicas que possibilitem às familias manterem seus filhos em escolas de turmo integral, assim como a existência de creches e, sobretudo, uma politica de pleno emprego.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital