Entrega da Comenda Fátima Stern é marcada pela emoção
12 de outubro de 2018
A emoção tomou conta da cerimônia de entrega da Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário nesta sexta-feira, dia 5, no Palacete das Artes, no Bairro da Graça, em Salvador. Palavras de agradecimento e muita comoção marcaram os discursos dos homenageados, os juízes Guilherme Ludwig e Juarez Wanderley, escolhidos pelos colegas, e o auditor fiscal Ivan Kertzman, indicado pela diretoria pelos serviços prestados à magistratura trabalhista. 

O evento começou com a presidente da Amatra5, Angélica Ferreira, agradecendo a participação de juízes e desembargadores, ressaltando a presença da presidente do TRT5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares. Agradeceu também à diretoria, com a qual compartilha todas as decisões, e à Caixa Econômica Federal, parceira da Amatra5, representada pela gerente Patrícia dos Santos Oliveira. 

A presidente iniciou pedindo uma reflexão sobre o aniversário de três décadas da Constituição de 1988. Lembrou que a Carta Magna encerrou um período em que o país mergulhou em um caos civil, com censura e ditadura, deixando para trás um período de repressão por parte do Estado. 

Lembrou que os últimos anos foram de muitas lutas em defesa das prerrogativas dos magistrados. Disse ainda que estava muita feliz por estar homenageando amigos. “Talvez não existam palavras suficientes e significativas que permitam a agradecer a vocês com o devido merecimento”, disse a presidente sobre os agraciados, acrescentando que “são três pessoas excepcionais, cujas trajetórias já nos dizem tudo e que, por suas qualidades, destacam-se em seus campos de atuação, prestando relevantes serviços à Justiça do Trabalho”.

Depois a presidente enalteceu a qualidade dos homenageados, começando pelo diretor cultural da Amatra5, Guilherme Ludwig, detentor de uma trajetória intensa de vida associativa. “Juiz comprometido, estudioso e proativo, prestou relevantes serviços à Amatra5”. Na sequência, o mestre de cerimônias leu o currículo do magistrado, que fez um discurso emocionado de agradecimento aos colegas que lhe concederam a honraria. 

O juiz Guilherme Ludwig disse que o associativismo sempre teve um papel importante em sua vida e que a Amatra5 é um local de acolhimento. “É uma distinção de profundo simbolismo e significado”, disse o homenageado. Ressaltou ainda sua alegria de estar ao lado dos amigos Juarez e Ivan recebendo a homenagem. 

Depois, citando a música “Divino Maravilhoso”, de Caetano Veloso, disse que “É preciso estar atento e forte” e que a associação permite que todos fiquem juntos, sendo esse o seu maior mérito. Agradeceu também à família pelo apoio constante, em particular sua esposa, a também juíza do Trabalho Andréa Mariani.  

Na sequência, a presidente apresentou o segundo homenageado da tarde, o juiz Juarez Wanderley. Falou de sua alegria em tê-lo como auxiliar na Vara do Trabalho em Salvador e que é um colega prestativo, “sempre cativando a todos que têm a oportunidade de trabalhar com ele”. Destacou ainda sua luta em prol da coletividade como diretor da Amatra5 em mais de uma oportunidade. 

Depois que o mestre de cerimônias leu o seu currículo, o juiz começou o discurso com a voz embargada: “como foi difícil chegar até aqui”, disse o magistrado, que lembrou o começo difícil no interior de Pernambuco e até a decisão de se tornar magistrado, contrariando o pai, que queria que ele assumisse o escritório de advocacia da família. Na presença dos pais, da esposa, dos filhos e outros familiares, ele relembrou sua posse como juiz, a doença do pai, a força de sua mãe nos momentos mais difíceis.  

Em uma das passagens mais marcantes, lembrou que trabalhou em uma garagem adaptada no interior do Pernambuco, transformada precariamente em Vara do Trabalho, e de como o seu ofício era e continua sendo solitário. “Hoje tenho certeza que fiz a opção certa”, ressaltou, reforçando a importância da associação para os magistrados. “Juntos nos tornamos um só, juntos somos mais fortes”.

Homenagem especial

O ritual se repetiu para o terceiro homenageado, o auditor fiscal da Receita Federal Ivan Kertzman, que é casado com a juíza Mariana Wanderley Kertzman, irmã do juiz Juarez Wanderley. Ele começou o discurso dizendo-se emocionado com as palavras do cunhado. Lembrou que iniciou a carreira como administrador de empresas e que não pensava em entrar para o mundo jurídico. 

Destacou que por conta do prazo de adesão ao Funpresp-JUD, alguns magistrados o procuraram para tirar dúvidas. Depois de estudar a matéria, foi até a Amatra5 explicar as vantagens e desvantagens da adesão. “Gosto de ajudar”, disse o auditor, que disse ter feito muitos amigos na magistratura trabalhista e que a homenagem que recebia era muito especial. 

Na opinião da presidente do TRT5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, a homenagem foi muito justa, pois os juízes Guilherme Ludwig e Juarez Wanderley são “dedicados, estudiosos e comprometidos com a Justiça do Trabalho”. 

O desembargador Renato Simões também elogiou os colegas. “São dois magistrados que dignificam a carreira. Pessoas lúcidas, corretas, honestas e cultas. São de profissionais assim que o país precisa”.

Ao final do evento, as juízas Andréa Presas e Silvia Isabelle levaram um bolo para festejar os 30 anos da Constituição brasileira. Os magistrados e convidados cantaram um animado parabéns para você e depois foi servido o coquetel, tendo como atração musical o duo de jazz Guitarbone. 

Quem participou do Entardecer Cultural teve a oportunidade ainda de apreciar a exposição “Segundo Tempo”, na qual cinco artistas apresentaram trabalhos em tecido, escultura, fotografia pintura, instalação e poesia. 

A Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário é uma homenagem pelos serviços prestados ao associativismo e à Justiça do Trabalho e os dois vencedores são escolhidos anualmente pelos próprios colegas. Todos os anos a diretoria da Associação escolhe também um homenageado que tenha prestado serviços relevantes à Magistratura.



Na primeira foto, a presidente Angélica Ferreira com os três homenageados: Guilherme Ludwig, Juarez Wanderley e Ivan Kertzman
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital