Estudantes pedem merenda e livros durante evento do TJC e são atendidos
31 de março de 2014
Crianças e adolescentes das escolas municipais do Centro de Educação Básica da UEFS e Dr. Clóvis Ramos Lima deram um exemplo de cidadania na última sexta-feira, 28, antes de começar o terceiro Encontro Tira Dúvidas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Eles fizeram uma manifestação pacífica pela volta da merenda e dos livros, que estavam faltando na escola.

Com cartazes e palavras de ordem, elas reivindicavam seus direitos.  Durante a palestra, a merenda chegou e já tinha uma representante da prefeitura realizando a contagem dos livros que estavam faltando. Para a juíza Dorotéia Azevedo, coordenadora do TJC na Bahia, o fato é de extrema importância, pois mostra “como os estudantes estão se descobrindo cidadãos que lutam por seus direitos, de maneira pacífica, porém firme”, diz ela, completando que atos desse tipo são a própria essência do TJC.

O Encontro Tira Dúvidas é uma ação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) e TRT5, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A atividade aconteceu no Centro Social Urbano, da Cidade Nova, sede da Escola Básica.

Participaram, além da juíza Dorotéia Azevedo, o procurador Luiz Carneiro e mais dois profissionais do Direito na área do Trabalho: os advogados Fabiano Bernardes e Flávia Pacheco. Os alunos fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre diversos aspectos do trabalho e cidadania, além de apresentações artísticas.

As ações do TJC foram iniciadas nas escolas municipais no ano passado e vêm orientando professores, coordenadores pedagógicos e estudantes sobre os direitos e deveres dos trabalhadores.

Muitas famílias brasileiras, devido às condições financeiras, acabam colocando os filhos para trabalhar desde cedo, quando eles deveriam apenas se dedicar aos estudos. Esse posicionamento atrapalha o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes e o propósito do programa é esclarecer justamente isso, além de prepará-los para o mercado de trabalho no futuro, esclarecendo sobre seus direitos e deveres.

Entre as dúvidas: INSS, FGTS, seguro-desemprego, licença maternidade e direitos em casos de demissão. Para Guilherme Ribeiro, 11 anos e aluno do 6º ano do CEB, “esse momento é muito interessante. Estou satisfeito em participar e ouvir falar sobre trabalho. Com 16 anos, pretendo entrar no mercado como menor aprendiz”, falou o estudante.

A professora Katia Daniele, diretora do CEB, também comemora a presença dos magistrados na escola. “Essa iniciativa é um compartilhamento do saber e o melhor: com exemplos vivos. Muitas dessas crianças já trabalham para ajudar os pais, eles não têm noção de que estão numa fase em que devem apenas brincar e estudar. Esses magistrados estão dando um exemplo de cidadania, estamos muito satisfeitos em recebê-los aqui”, vibrou a diretora.

O próximo encontro acontece no dia 4 de abril, no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, na Queimadinha.



Com informações da Seduc de Feira de Santana
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital