Filósofo húngaro alerta para violações de constitucionalismo mundial
07 de maio de 2006


Istvan Mészáros fez duras críticas aos Estados Unidos por impor "graves violações" do constitucionalismo nos últimos anos.





CONAMAT - ISTVAN MÉZÁROS



A conferência do filósofo húngaro Istvan Mészáros sobre a crise política estrutural abriu a programação do 13º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) 2006 na manhã desta quinta-feira (05/05). Referência mundial em qualquer debate sobre o imperialismo capitalista e suas conseqüências para a humanidade, Mészáros chamou a atenção dos participantes do evento para as graves violações do constitucionalismo, ocorridas nas últimas décadas em diferentes nações, impostas direta ou indiretamente pelos Estados Unidos.



Segundo Mészáros, o império americano se esforça para promover uma "integração jurisdicional" e, assim, conseguir emplacar uma falsa legitimação da legislação autoritária imposta aos Estados que consegue dominar.



Ele citou países que fizeram história por incorporar mecanismos democráticos avançados às suas constituições e estão retrocedendo em várias questões da ordem do estado democrático de direito.



"Por que será que a Inglaterra aboliu o instituto do habeas corpus. Por que será que o Japão está prestes a retirar princípios básicos de não intervencionismo da sua constituição?", questionou Mészáros, acrescentando que a responsabilidade social dos cidadãos das diferentes nações requer consciência crítica e muita atenção a uma crise política estrutural galopante.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital