Governança de TI e lançamento de livro encerram fórum no TST
01 de julho de 2011


Governança de tecnologia da informação foi o tema que se destacou no fechamento do Fórum Cinco Anos de Fundação da Comunidade TIControle no Tribunal Superior do Trabalho. A necessidade de se dar atenção à questão da governança de TI foi levantada logo na abertura do Seminário de Planejamento Estratégico e Governança de TI, quando Paulo Fernando de Aires de Albuquerque Filho, procurador federal e diretor adjunto de TI da Advocacia-Geral da União, citou em sua palestra os recentes ataques sofridos por órgãos públicos.



Em seguida, Robson Neri, do Prodasen do Senado Federal, discorreu sobre “O que é Governança de TI na Administração Pública Federal”. Após palestra do ministro Augusto Sherman, do Tribunal de Contas da União, sobre “A Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal: Visão do Controle”, houve mesa redonda com a participação de representantes do Banco do Brasil, do Banco Central, do Supremo Tribunal Federal e da Controladoria-Geral da União sobre “Implantação de Governança de TI na Administração Pública Federal”. Ao final do debate, os participantes ressaltaram a importância da troca de informações.



Por fim, foi lançado o livro “Processo de Contratação de Serviços de Tecnologia da Informação para Organizações Públicas”, de autoria de Cláudio Silva Cruz, Edmeia Lenor Pereira de Andrade e Rejane Maria da Costa Figueiredo. O presidente da mesa no momento, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior do Trabalho, Gustavo Sanches, salientou a relevância do livro para todos aqueles que trabalham com o assunto. Aproveitou para ressaltar o sucesso do fórum, que teve mais de 800 inscritos.



Governança



O procurador Paulo Fernando, da Advocacia-Geral da União, abriu sua palestra sobre Governança de TI nos Órgãos de TIControle, afirmando que a tecnologia da informação mudou radicalmente a forma de fazer negócios. Destacou que os canais alternativos dos bancos (internet, autoatendimento, celular) hoje superam os canais tradicionais dos caixas; as lojas virtuais e os provedores de conteúdo.



De setor secundário, hoje a TI é um setor estratégico nas organizações, disse o procurador. Ao falar da importância da governança de TI, quanto a gerenciamento de risco, de recursos e de desempenho, lembrou os recentes ataques a órgãos do governo, e a repercussão na imprensa, ressaltando que “uma governança de TI deficiente expõe o órgão a um grande risco de imagem”.



Fonte: Lourdes Tavares - Imprensa TST


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital