Homenagens e poesia marcaram o 2º Almoço Cultural da Amatra 5
28 de outubro de 2012


Poesia, psicanálise, boa culinária e honrarias. Esses foram os ingredientes do segundo almoço cultural da Amatra 5, realizado nessa sexta-feira ( dia 26) no  Convento do Carmo, no Pelourinho. Durante o evento os juízes Janair Tolentino e Rodolfo Pamplona, além do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Dr. Pacífico Rocha receberam a comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário da Amatra 5. Durante o evento, foi lançada ainda, a 11ª edição da Revista Vistos e etc.



Após um almoço servido nas varandas do secular convento, o evento foi aberto com um recital de poesia da Companhia Subversiva de Dizedores de Versos. Em seguida foi a vez da psicanalista Mônica Veras falar sobre “Sintomas Psíquicos Ocupacionais – Um olhar da Psicanálise.  Ela enfatizou para os juízes o lugar da palavra dita e não dita numa audiência. “A palavra liberta e aprisiona e as relações interpessoais se constroem através dela”, disse Mônica Veras.



A especialista lembrou ainda que muitas doenças psicossomáticas têm origem nas palavras não ditas e citou Lacan: “O que não passa pela garganta fica escrito no corpo como um discurso vivo”. Nesse sentido, Mônica Veras destacou a importância de os juízes respeitar seus limites para evitar doenças de diversas ordens.



Depois da palestra, bastante aplaudida, a presidente da Amatra 5, juíza Ana Cláudia Scavuzzi, iniciou a solenidade de entrega da  Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário. Ela lembrou que o nome da Comenda  Fátima Stern é muito apropriado, uma vez que remetem a competência e eficiência, da ex-presidente da Amatra .



A primeira homenagem foi prestada ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Dr. Pacífico Rocha, que nas palavras da presidente da Amatra 5, “é um parceiro de todas as horas da associação e nunca se nega a participar das ações em prol da categoria”. Em seu discurso, ele agradeceu a homenagem e disse que desde que assumiu sua função no  MPT procurou uma maior  aproximação com os magistrados, pois acredita muito nessa parceria.



Em seguida foi a vez da juíza Janair Tolentino, que nas palavras da presidente da Amatra 5, é um exemplo de “comprometimento, lisura de caráter e coragem visceral”. A juíza agradeceu aos juízes que indicaram seu nome para a homenagem e disse que se sentia honrada de receber uma medalha com o nome da juíza Fátima Stern.



Por fim, o último homenageado da tarde, o juiz Rodolfo Pamplona, que a Dra. Ana Cláudia definiu numa palavra: talento. Muito querido pelos colegas, ele fez um discurso apaixonado pela profissão que escolheu e lembrou que a juíza Fátima Stern foi a primeira com quem trabalhou na Justiça do Trabalho, quando ainda nem era juiz. Fez um agradecimento especial à sua grande musa inspiradora: a deusa da Justiça, “que me estimula todos os dias a exercer o cumprimento desse sacerdócio com prazer”.



Fonte: ASCOM/ Amatra 5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital