Juiz do Trabalho apresenta TJC em escola pública
03 de fevereiro de 2017
O juiz do Trabalho Agenor Calazans Filho apresentou, nesta sexta-feira, dia 3, o programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) para professores do colégio estadual Alípio Franca, nos Dendezeiros, Cidade Baixa. Coordenador regional do programa, o juiz deu detalhes de como é a metodologia do TJC, que busca levar noções de cidadania e Direito do Trabalho para os estudantes.

“Essa ação evita ações judiciais futuras, pois os trabalhadores vão entrar no mercado  conscientes de seus direitos e deveres”, disse o juiz, acrescentando que o TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), executada nos Estados pelas Amatras. Na Bahia, a Amatra5 aplica o programa desde a sua criação, há mais de 10 anos.

O programa funciona com a participação efetiva de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas).

São várias etapas, que inclui uma sessão de tira-dúvidas com a presença dos juízes, visita ao Fórum Trabalhista e a culminância, que é o momento em que os alunos mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula.

O TJC já foi reconhecido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma boa prática de combate ao trabalho infantil. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital