Juiz do Trabalho vê fragmentação do sindicalismo com a lei da terceirização
27 de maio de 2015
Caso o Projeto de Lei que regulamenta a terceirização seja aprovado, os sindicatos serão fragmentados e os trabalhadores perderão conquistas históricas. Quem afirma é o juiz do Trabalho Paulo Temporal, diretor Cultural da Amatra5, que participou nesta sexta-feira, 22, do debate “Terceirização em Pauta”, realizado no Auditório da Faculdade de Economia da UFBA, na Praça da Piedade. Participaram também como palestrantes os professores Renildo Souza (Faculdade de Economia) e Isabela Fadul (Faculdade de Direito).

O juiz Paulo Temporal destacou ainda que atualmente mais de 50% das reclamações trabalhistas envolvem terceirizados. “Em geral o tomador do serviço diz que a responsabilidade é da empresa contratada e o trabalhador é quem sofre as consequências”, disse o juiz, ressaltando que muitas vezes os donos dessas empresas terceirizadas somem, prejudicando os funcionários.

Já o professor Renildo Souza fez uma contextualização histórica, citando as transformações do capitalismo no mundo e destacando que esse projeto de regulamentação da terceirização está dentro dessa lógica de globalização que se acentuou a partir dos anos 1970.

A professora Isabel Fadul disse que “nunca um projeto afrontou tanto o Direito do Trabalho” como esse que tramita no Senado Federal. Segundo ela, o projeto chega em um momento de fragilização da classe trabalhadora no Brasil.

A organização do evento foi do Grupo de Estudos em Economia Política e Desenvolvimento e ao final foi fornecido certificado. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital