Juíza Lucyenne Veiga ingressa no Mestrado em Políticas Sociais
08 de janeiro de 2007


 



A juíza Lucyenne Amélia de Quadros Veiga, titular da 18ª Vara do Trabalho de Salvador, inicia em março próximo o curso de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), depois de ter sido aprovada em segundo lugar no processo seletivo promovido pela instituição.



Segundo Lucyenne, a opção pela área de Políticas Sociais se deu em função da estreita co-relação entre o Direito do Trabalho e os direitos sociais. "Quero abordar questões relativas à vida do trabalhador e às condições de trabalho", afirma ela, que pretende dar aulas de Direito em universidades, tão logo conclua o Mestrado.



O foco da pesquisa a ser desenvolvida pela juíza será a terceirização fraudulenta através da criação de falsas cooperativas de trabalhadores. Para tanto, pretende realizar um levantamento dos processos que envolvem a questão das cooperativas dentro da Justiça do Trabalho da Bahia.



Segundo Lucyenne, essas cooperativas tem se multiplicado pelo país como forma de fraudar a legislação, na medida em que há a prestação de serviço sem vínculo empregatício e sem qualquer garantia trabalhista. "Hoje, por exemplo, um hotel pode contratar todas as camareiras via cooperativa. Existe a subordinação, mas os trabalhadores não têm qualquer direito, como férias, 13º salário, FGTS, entre outros", explica a juíza. 



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital