Juízas coordenam sessão Tira-Dúvidas em colégio estadual de Feira de Santana
10 de novembro de 2017
Mais uma etapa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) foi cumprida em Feira de Santana, nesta quinta-feira (9), quando duas juízas que atuam em Feira de Santana, a 110 km de Salvador, coordenaram uma sessão Tira-Dúvidas com estudantes do Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho. 

Participaram as juízas Rosemeire Fernandes, diretora de Eventos e Convênios da Anamatra e gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT5, e Mariana Fernandes, juíza auxiliar da 2ª Vara do Trabalho da cidade. 

Foram abordados os seguintes temas: a Reforma Trabalhista e seus impactos na vida do trabalhador, aprendizagem e estágio, já que são jovens, muitos deles ingressando no mercado de trabalho.

A escola tem 2.800 alunos e o TJC está sendo aplicado com 10% desse contingente nos três turnos, mas a intenção é ampliar para 100% dos alunos em 2018. 

A juíza Rosemeire Fernandes destacou que os alunos se mostraram bastante interessados e tiraram muitas dúvidas sobre as relações de trabalho, direitos e deveres dos empregados. 

No dia 13 de novembro a mesma atividade aconteceu no Colégio estadual Agostinho Fróes da Mota. 

Como funciona

O TJC funciona com a participação de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados, procuradores e professores, que levam para a sala de aula noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania. A iniciativa é da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas) e aplicada nos estados pelas Amatras.

O público-alvo é formado por alunos do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho e estudantes de cursos profissionalizantes.

Além das aulas, os alunos visitam o Fórum Trabalhista, assistem a audiências, tiram dúvidas com os magistrados e apresentam um trabalho final (chamado de culminância), no qual mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula. Todas essas ações são acompanhadas pelos professores que participaram dos seminários de formação.

Atualmente o programa é aplicado em Salvador (Colégio Alípio Franca e Sagrado Coração de Jesus) e em escolas municipais de Lauro de Freitas e Feira de Santana.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital