Juízes contribuem para o sucesso da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico
25 de abril de 2014
Doze Magistrados do Trabalho participaram da 5ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, no Shopping Piedade, uma promoção da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a parceria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) e TRT5.  De 23 a 25 de abril eles se revezaram, ministrando palestras e tirando dúvidas dos trabalhadores domésticos sobre seus direitos e deveres.

Na opinião da juíza Angélica Ferreira, esse tipo de evento é muito importante para orientar os trabalhadores domésticos. “Fiquei muito satisfeita com a participação do público, que demonstrou muito interesse no tema”, disse a juíza. Entre os participantes tinha até uma empregadora, que soube do evento por meio de um programa de rádio e foi tirar suas dúvidas.

A juíza diz que ficou impressionada com o nível de informação dos participantes sobre a emenda de 2013, que regulamenta a profissão. Segundo Dra. Angélica Ferreira a organização do evento também está de parabéns pela iniciativa.

Outro juiz que ficou satisfeito em ter participado foi Dr. Agenor Calazans. Segundo ele, o evento é bem democrático, pois qualquer pessoa que estiver passando pelo Shopping pode participar e interagir com os palestrantes. Ao abordar o tema trabalho infantil doméstico, o juiz diz que buscou conscientizar as pessoas que, durante algum tempo, a formação do indivíduo (educação) e o trabalho são incompatíveis. “O menor empregado hoje provavelmente é um desempregado amanhã, pois vai faltar a ele qualificação para o mercado de trabalho”, disse o juiz. 

Além dos juízes Agenor Calazans e Angélica Ferreira, participaram os seguintes magistrados: Léa Nunes (desembargadora), Manuela Hermes, Karine Britto, Gilmar Carneiro, Rosemeire Fernandes, Ana Paola Diniz, Murilo Sampaio, Carla Cunha, Maria da Graça Varela e Rafael Menezes. 

Foram distribuídas ainda no evento cartilhas do Trabalho Doméstico, com informações e orientações sobre direitos e deveres da categoria. Além disso, em oito balcões de atendimento foram oferecidos, gratuitamente, serviços como orientação trabalhista e previdenciária; emissão de carteira de trabalho; inscrição em cursos de qualificação profissional, entre outros.

Participam ainda como parceiros da iniciativa o Sindicato do Trabalho Doméstico (Sindoméstico); Federação Nacional das Trabalhadores Domésticos (Fenatrad); Shopping Piedade; Previdência Social; Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM); SOS Educação Profissional; Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) e Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital