Magistratura baiana marca presença em encontro internacional
03 de dezembro de 2013
Iniciativa pioneira no Brasil, a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi destaque no Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente de Santa Fé, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, na Argentina. A juíza do Trabalho Manuela Hermes de Lima, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5, lembra que a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi a única a enviar magistrado ao Encontro Internacional em razão do trabalho conjunto com o TRT5 e AMATRA 5, na construção da agenda. O convite ao TRT5 para participação no evento foi formulado pela OIT e SETRE.

“Nossa participação na agenda é de extrema relevância, pois conhecemos de perto a realidade do trabalho no Brasil e, portanto, somos, de certa forma, um termômetro do que acontece na sociedade. Trabalhamos em conjunto para a construção de uma sociedade mais justa, pela valorização do trabalho, erradicação de formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil e o trabalho forçado”, disse a juíza.

Durante painel realizado no dia 29 de novembro a magistrada apresentou a experiência dos juízes baianos na agenda, com participação efetiva em debates para promoção do trabalho decente e execução de programas já existentes  e implementados pela Anamatra e TST, anteriores à agenda, mas que proporcionam a abordagem dos eixos temáticos propostos pela agenda, a exemplo do TJC e Trabalho Seguro.

Ao final do evento, em Santa Fé, foi firmado protocolo de intenções assinado pelos representantes de Agendas Subnaconais participantes do Encontro. No caso da Bahia, assinou a SETRE e o representante da CTB, pois a proposta da OIT é um compromisso do maior número de representantes possíveis. O próximo Encontro da Rede será em Maldonado, Uruguai, em 2014.

O Diretor da OIT, Guilhermo Miranda se mostrou entusiasmado com a formação da Rede de Agendas Subnacionais no Cone Sul.

A experiência da Bahia é uma referência pelos avanços e pela estrutura que possui, com tantos parceiros envolvidos e comprometidos com a Agenda.

 

Elogio ao modelo baiano

O Diretor Regional Adjunto da OIT, Gullermo Miranda, pontuou durante o encontro a importância e modelo da Bahia na construção de uma agenda estadual de trabalho, inspirando outros países na instituição de agendas subnacionais (estaduais), elogiando ainda a presença e atuação dos juízes baianos.

A juíza lembra que a atuação da magistratura trabalhista baiana é pioneira, já que foi a primeira a firmar parceria com a agenda, participando de sua construção, a partir do diálogo social, monitoramento e execução dos eixos temáticos propostos através dos diversos programas já implantados. “Depois de nós, apenas os juízes do trabalho Mato Grosso participam da agenda, sendo que a experiência da Bahia norteou a construção da agenda do Mato Grosso”, destaca a juíza.

A iniciativa na Bahia visa atender às necessidades locais, em consulta com os principais atores envolvidos em cada um dos eixos temáticos selecionados.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital