Nova diretoria da Amatra5 assegura esforços em favor da união da magistratura trabalhista baiana
24 de maio de 2019
teste


 



Defesa das prerrogativas da magistratura, dignidade remuneratória, valorização da carreira e do prestígio da Justiça do Trabalho. Essa é a missão da nova diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) para o biênio 2019/2021, em atuação conjunta com a Associação Nacional - ANAMATRA. A sessão solene de posse foi realizada no auditório Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, na última sexta-feira (24). Na ocasião, a juíza Angélica Ferreira passou a presidência da entidade para a juíza Cecília Pontes Magalhães.

“Em nome da toda diretoria eleita, agradeço cada voto, firmando, com os colegas, o compromisso de que daremos de nós o melhor de cada um”, discursou a presidente recém-empossada. Ela garantiu que trabalhará junto com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) pela união de toda a categoria e em reforço ao papel pacificador de conflitos sociais da Justiça trabalhista.

“Penso que não há outro caminho para a defesa da magistratura, senão pela nossa união”, afirmou a juíza Cecília Magalhães. Segundo ela, a Amatra5 se destaca no cenário nacional por sua representatividade e participação, apresentando-se sempre com seriedade, mas sem perder o entusiasmo. “A força da carreira vem da sua coesão, vem da convergência que supera as divergências, enfim, vem da associação”, salientou.

Cecília Magalhães também abordou, em seu discurso, os ataques sofridos pela Justiça trabalhista, a Reforma da Previdência e a restrição orçamentária, que vai de contramão à cobrança por metas e números. Segundo ela, é preciso levar em conta que mais do que um litígio trabalhista, cada ação traz em seu bojo uma vida que será afetada. “Lidamos com vidas e vidas não podem ser contabilizadas para fim de metas. Vidas não são números”.

Os temas em questão foram reforçados pelo vice-presidente da Amatra5, juiz Guilherme Ludwig. “O desafio é muito complexo, ele abrange várias frentes, mas com certeza a principal delas é garantir a dignidade do magistrado”, afirmou.

A Amatra5 opera em prol da magistratura trabalhista há 42 anos, e é reconhecida nacionalmente por sua atuação, com o objetivo primordial de representar o esforço coletivo, como sinalizaou a presidente da Anamatra, juíza Noêmia Garcia Porto. “Entre o passado, o presente e o futuro está o fio condutor comum que é a crença no valor da magistratura do Trabalho e na relevância da atuação associativa de maneira organizada”. Noêmia citou a Amatra5 como uma das associações mais atuantes do cenário nacional. 



A juíza Angélica Ferreira, por sua vez, deixou a gestão reforçando que foi feito o fortalecimento das relações internas e externas. “Juntos, lutamos pela manutenção da Justiça do Trabalho, pela autonomia da magistratura, do Direito do Trabalho”. Ela falou, ainda, sobre a proximidade com a nova diretoria, desejou sorte e assegurou a permanência da luta a favor da classe.

 Além das mencionadas autoridades, a mesa da solenidade de posse foi composta pela presidente do TRT5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, pelo Conselheiro do CNJ desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, pelo procurador-chefe do MPT na Bahia Luiz Carneiro Filho, pela vice-presidente da OAB/seção Bahia, advogada Ana Patrícia Dantas Leão, e pelo presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), Ivan Isaac Ferreira.

O PERCURSO

Cecília Pontes Barreto Magalhães é juíza do Trabalho há 16 anos, dos quais, há seis, se dedica às causas da Amatra5. Até chegar à presidência, o percurso foi longo: iniciou no Conselho de Ética na gestão da juíza Andréa Presas, foi também diretora de Comunicação na gestão da juíza Rosemeire Fernandes e, na última gestão, exerceu o papel de diretora de Prerrogativas. Atualmente, ocupava também o cargo de juíza titular da Vara do Trabalho de Jequié (Bahia). Foram anos de dedicação que hoje a torna a 21a presidente à frente das causas da magistratura trabalhista baiana.



















A nova diretoria da Amatra5 tem a seguinte formação:

Presidente: Cecília Pontes Barreto Magalhães

Vice-Presidente: Guilherme Guimarães Ludwig

Diretora Secretária: Lea Maria Ribeiro Vieira

Diretora Tesoureira: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques

Diretor Cultural: Marcos Oliveira Gurgel

Diretor Social, de Esporte e Lazer: Juarez Dourado Wanderley

Diretora de Prerrogativas: Carla Fernandes da Cunha

Diretora de Comunicação: Edlamar Souza Cerqueira

Diretora de Aposentados e Pensionistas: Marama dos Santos Carneiro

Diretor de Cidadania e Direitos Humanos: Anderson Rico Moraes Nery

Diretora da Ematra5: Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale

CONSELHO FISCAL

Norberto Frerichs

Franklin Christian Gama Rodrigues

Clarissa Mota Carvalho Oliveira

Naiara Lage Pereira Bohnke

Nadva Nascimento Cruz

 Sulamita de Lacerda Aleodim

CONSELHO DE ÉTICA

Luiz Tadeu Leite Vieira

Andrea Barbosa Mariani de Silviera Ludwig

Julio Cesar Massa Oliveira

Maria das Graças Oliva Boness

Marco Antônio de Carvalho Valverde Filho

Luciano Berenstein de Azevedo



Discurso na íntegra

Confira aqui



Foto 1 - Sessão composta pela mesa de abertura

Foto 2 - dra. Angélica com dra. Cecília

Foto 3 - Nova Diretoria da Amatra5

Escrito por Gabriella Vasconcelos e Luisa Sá Lasserre




 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital