Novos dirigentes do TST serão empossados em 2 de março
10 de fevereiro de 2007


 



Está marcada para o próximo dia 2 de março, às 18 horas, a solenidade em que serão empossados os novos dirigentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), eleitos para o biênio 2007-2009 na última quinta-feira, em sessão extraordinária do Pleno do TST. Além do ministro Rider Nogueira de Brito, que até lá continuará respondendo interina e cumulativamente pela Presidência, Vice-Presidência do TST e pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, foram também eleitos, de forma unânime, os ministros Milton de Moura França, vice-presidente, e João Orestes Dalazen, corregedor-geral da Justiça do Trabalho.



Logo após a eleição, coube ao presidente eleito do TST agradecer, em seu nome e dos outros dois dirigentes eleitos, a confiança manifestada pelo voto dos demais ministros, e ele ressaltou a tranqüilidade que marcou o processo de escolha da direção do órgão de cúpula do Judiciário Trabalhista brasileiro. "Este é o nosso maior patrimônio: o clima de cordialidade e respeito", afirmou. Rider de Brito também destacou a harmonia de um Tribunal onde "a fogueira das vaidades se encontra apagada há décadas".



Manifestação semelhante foi feita pelo decano do TST, ministro Vantuil Abdala, que presidiu o processo de eleição de Rider de Brito e saudou, em nome dos outros integrantes, os recém-eleitos. "Desejamos felicidade, expressamos nosso total apoio aos eleitos e enfatizamos o clima de absoluta tranqüilidade e harmonia em que transcorre a passagem dos cargos de direção dessa Corte, que nada mais é do que um reflexo do nosso ambiente de trabalho, tão cultivado por nós".



A procuradora-geral do Trabalho, Sandra Lia Simon, parabenizou os ministros Rider de Brito, Moura França e Dalazen pela eleição e saudou os ministros aposentados Ronaldo Leal e Luciano de Castilho, que se afastaram da direção do TST, fato que motivou a escolha dos novos dirigentes.



Conheça os novos dirigentes do TST



A seguir, um resumo da trajetória profissional dos novos dirigentes do Tribunal Superior do Trabalho:



Rider Nogueira de Brito - Natural do município paraense de Óbidos (situado às margens do Rio Amazonas), formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará e ingressou na Justiça do Trabalho em 1968, após aprovação em concurso público. Atuou como professor universitário e, a partir de 1985, passou a integrar o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), onde ocupou os cargos de presidente e corregedor regional (1990/92). Desde dezembro de 1995, atua como ministro do Tribunal Superior do Trabalho, tendo sido corregedor-geral da Justiça do Trabalho no biênio 2004/06 e vice-presidente desde abril de 2006 até sua eleição para a Presidência do TST.



Milton de Moura França - O vice-presidente eleito do TST nasceu na cidade paulista de Cunha, e formou-se bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté (SP), tendo atuado na advocacia e como procurador do Estado de São Paulo, após aprovação em concurso público. Ingressou na Justiça do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) em junho de 1975 e presidiu a então Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Guaratinguetá (1979). Passou a integrar o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) em junho de 1987. Cursou mestrado na PUC de São Paulo. Atuou como professor universitário. Desde agosto de 1996, passou a integrar o TST, onde preside a Quarta Turma.



João Oreste Dalazen - O novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho é natural do município de Getúlio Vargas (RS) e obteve sua graduação e pós-graduação em Direito na Universidade Federal do Paraná. Foi procurador da Caixa Econômica Federal e promotor de Justiça substituto. Ingressou na Justiça do Trabalho em dezembro de 1980 e presidiu as JCJ de Maringá, Guarapuava e Curitiba. Empossado no TST em julho de 1996, preside até o momento a Primeira Turma. É professor universitário e, atualmente, leciona na Universidade de Brasília (UnB).



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital