Ouvidoria da Anamatra é relançada em solenidade na Câmara
08 de dezembro de 2005




O ato contou com a presença de parlamentares, juízes, ouvidores de órgãos públicos e centenas de trabalhadores.



A Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) relançou sua Ouvidoria nesta quarta-feira (07/12), no plenário da CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público) da Câmara dos Deputados. O ato foi assistido por centenas de trabalhadores e sindicalistas que foram à comissão debater a reforma sindical.



Ao discursar durante a cerimônia, o presidente da Anamatra, José Nilton Pandelot, destacou a importância da entidade possuir uma Ouvidoria e ressaltou o papel que cabe à sociedade para que o órgão tenha sucesso na finalidade de receber denúncias sobre toda violação dos direitos trabalhistas e dos direitos humanos no campo do trabalho.



"Não basta a Anamatra ter sua Ouvidoria ampliada e em pleno funcionamento. A sociedade precisa estar mobilizada para reivindicar seus direitos e denunciar todo tipo de violação que ocorrer. Somente com o exercício pleno da cidadania é que os trabalhadores terão seus direitos respeitados", disse Pandelot.



A Ouvidora da Anamatra, juíza Fátima Stern, ressaltou a necessidade de se construir uma rede de ouvidorias envolvendo os órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Ela defendeu parcerias entre o poder público e a sociedade para tecer uma rede de proteção para o trabalhador.



Já o presidente da CTASP, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que iniciativas com esta colocam a Anamatra cada vez mais na linha de frente na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos humanos. Ele ressaltou a participação da entidade na discussão das matérias em tramitação na CTASP afirmando que as contribuições da Anamatra têm sido fundamentais para a aprovação de leis de interesse do trabalhador.



A cerimônia contou ainda a presença do vice-presidente da Anamatra, Cláudio Montesso, da presidente da Associação Brasileiros de Ouvidores - Seção DF, Neiva Renck, que é Ouvidora-Geral da Previdência Social, do Ouvidor do Ministério do Trabalho e Emprego, Ricardo Bilha, da coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra, Andréa Nocchi, e de vários parlamentares e juízes do trabalho.



No final da solenidade, foram distribuídos aos trabalhadores e sindicalistas presentes, diversos exemplares da Cartilha do Trabalhador, principal vetor do Programa "Trabalho, Justiça e cidadania" da Anamatra e do cartaz de divulgação da Ouvidoria da entidade, no qual constam os meios pelos quais podem ser feitas as denúncias e a nova logomarca da Ouvidoria.



Toda a Justiça do Trabalho, Sindicatos de Trabalhadores e Centrais Sindicais, além das Associações Estaduais de Magistrados do Trabalho (Amatras) vão receber cópias dos cartazes. Uma versão em PDF estará disponível para demais interessados em imprimir novas cópias do cartaz e distribuí-lo livremente.



 


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital