Processos judiciais eletrônicos economizam tempo e recursos
02 de junho de 2011


Sempre atento às exigências do mundo contemporâneo, o Poder Judiciário não poderia deixar de levar em conta a importância do uso da Tecnologia da Informação (TI) em prol de agilidade, economia e sustentabilidade. No último dia 26 de maio, a experiência do CNJ na coordenação do Planejamento Estratégico de TI no Poder Judiciário foi o tema de uma palestra realizada pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho, Marivaldo Dantas, no Tribunal de Contas da União (TCU), o que reforçou a importância dessa questão.



 



A Bahia segue a tendência. O TRT5 está elaborando um projeto próprio de processo judicial eletrônico, utilizando parâmetros de experiências já testadas nos Tribunais das 13ª e 9ª regiões. O programa, denominado PJE (Processo Judicial Eletrônico), está previsto para ser implantado em julho, sendo que a 27ª Vara de Salvador atuará como piloto dessa virtualização.



 



 O juiz titular da 27ª Vara, Rubem Nascimento Junior, explica que a proposta é atingir gradativamente outras varas e fóruns, do interior e da capital, além da 2ª Instância. “O PJE eliminará o uso do papel, economizará em recursos como equipamentos, tonners, impressões, capas de processo e até mesmo grampos, bailarinas e etiquetas”, afirma o juiz Rubem, que também é diretor de Assuntos Legislativos da Amatra5.



 



Ele detalha ainda que o processo virtual permanecerá à disposição dos interessados,  24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer computador conectado à internet. “Partes e advogados economizarão tempo e recursos com a eliminação da necessidade de comparecer aos prédios da Justiça do Trabalho. Será um rompimento de paradigmas e mudará a atuação de todos os envolvidos”, conclui.



 



Para a presidente da Amatra5, Ana Claudia Scavuzzi, juíza titular da 14ª Vara de Salvador, o processo judicial eletrônico será um grande avanço para todo o Judiciário, especialmente para a Justiça do Trabalho. “Além de imprimir maior agilidade ao processo, contribuirá para diminuir o gasto de papel, dando a sua contribuição para preservação do meio ambiente”, avalia a juíza.



 



Fonte: ASCOM AMATRA5


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital