Programa TJC será aplicado em Salvador e Feira de Santana
21 de março de 2017
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) será aplicado este ano em Salvador e Feira de Santana, começando com seminários de formação para professores. Na capital baiana, os seminários acontecerão nos dias 24 e 31 de março, no auditório do Centro Educacional Estadual Alípio Franca e em Feira de Santana, dia 5 de abril, no auditório da Faculdade Pitágoras.

Nos dois eventos, juízes do Trabalho abordarão temas contidos na Cartilha do Trabalhador em quadrinhos, que será distribuída para os professores aplicarem em sala de aula. O TJC é uma iniciativa da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), realizada na Bahia pela Amatra5, com apoio do TRT5.

No Colégio Alípio Franca, no bairro de Dendezeiros, o evento começa nesta sexta-feira, 24, às 8h45, com a juíza do Trabalho Sílvia Isabelle, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5, abordando aspectos gerais do Direito do Trabalho e o conteúdo da cartilha do trabalhador em quadrinhos. Na sequência, às 11h, o juiz Agenor Calazans, coordenador do Programa TJC na Bahia, fala sobre direito de greve.

À tarde, às 13h30, a juíza do Trabalho aposentada e professora universitária Gerúzia Amorim fala sobre “Trabalho infantil, idade mínima e inserção do jovem no mercado de trabalho”. Em seguida, a juíza do Trabalho e ex-presidente da Amatra5, Andréa Presas Rocha, aborda o tema “Terceirização”.  

No dia 31, na mesma escola, o juiz Agenor Calazans fala, às 8h30, sobre trabalho doméstico e na sequência a juíza Clarissa Magaldi aborda o tema “Trabalho Seguro”. Na parte da tarde, a partir das 13 horas, as juízas Gerúzia Amorim, Silvia Isabelle e Rosemeire Fernandes (presidente da Amatra5) irão coordenar oficinas com os professores, que apresentarão os resultados a partir das 15 horas.

Cartilha do trabalhador

Em Feira de Santana, o seminário de formação do TJC começará às 8h30, com a apresentação do Programa pela juíza Rosemeire Fernandes. Na sequência, a juíza aposentada Gerúzia Amorim aborda aspectos gerais da Cartilha do Trabalhador em quadrinhos.

Fechando a programação da manhã, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Anelise Fonseca Leal Pereira e a juíza Rosemeire Fernandes abordam o tema “Trabalho infantil”

A parte da tarde está reservada para uma oficina com os professores, coordenada pelas juízas Rosemeire Fernandes e Mariana Fernandes Maciel. Os trabalhos serão apresentados às 15h15, no auditório.

Noções de direitos fundamentais

O TJC funciona com a participação efetiva de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados, procuradores e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas).

Além das aulas, os alunos visitam o Fórum trabalhista, assistem a audiências, tiram dúvidas com os magistrados e apresentam um trabalho final (chamado de culminância), no qual mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula. Todas essas ações são acompanhadas pelos professores que participaram dos seminários de formação.

O TJC já foi reconhecido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma boa prática de combate ao trabalho infantil.



Na foto, culminância do TJC em Feira de Santana
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital